Durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (26), na plenária da Câmara dos Vereadores Municipais, a Prefeitura de Oeiras fez a prestação de contas das secretarias municipais referente ao segundo semestre de 2014. As audiências públicas vêm sendo realizadas semestralmente no propósito de estimular o cidadão em participar de forma mais atuante nas discussões sobre a aplicação de recursos das secretarias municipais, fornecendo elementos de reflexão sobre o papel da sociedade em relação à transparência e sua importância como instrumento de controle social.
O evento foi aberto oficialmente pelo controlador geral do município de Oeiras, Weuton Kleuton Alves, que explanou de maneira objetivo sobre a importância da realização desta ação pela Prefeitura de Oeiras. Logo em seguida o consultor de contabilidade da Prefeitura, Alan Brandão, fez suas considerações e traçou um panorama das despesas previstas e executadas durante o ano de 2014, sobretudo do segundo semestre, além de justificar a importância da realização deste evento.
“A realização desta audiência pública é um momento muito importante para que nossos secretários possam prestar conta para a população e para o Legislativo dos gastos realizados durante o segundo semestre de 2014. É sem dúvida uma forma de controle popular saber o que está sendo feito com erário da administração pública. È importante dizer que tudo o que é discutido neste encontro está ligado às receitas e despesas que foram aplicadas para sanar as demandas do município. Por fim, ao realizar esta reunião temos o objetivo maior a cumprir com a responsabilidade fiscal, buscando assim, uma gestão cada vez mais pautada na lei”, frisou o consultor.
No segundo momento do evento coube aos secretários municipais e seus representas fazerem a explanação das ações que foram desenvolvidas no período de agosto a dezembro do ano passado. O prefeito Lukano Sá vem presando pela transparência em sua gestão, dando oportunidade da população acompanhar as ações que vêm sendo desenvolvidas, ao tempo que podem saber o quanto é gasto para atender estas demandas.