Secretaria Municipal de Saúde fará castração de cães e gatos de rua em Oeiras

Buscando reduzir o número de cães e gatos que vivem em situação de rua e passíveis de maus-tratos, a Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia a partir de 06 de junho de 2022 o processo de captura e castração de todos os cães e gatos que estiverem circulando pelas ruas da cidade sem o acompanhamento de seus tutores.

Os cães e gatos serão recolhidos, tratados, vermifugados e castrados no Centro de Castração de Animais de Oeiras. Após recuperação do procedimento cirúrgico, o animal será identificado e devolvido ao local em que foi apreendido. “Solicitamos gentilmente à população que mantenha os cães e gatos sob sua guarda sem acesso as ruas desacompanhados de um tutor”, diz a Semusa em comunicado.

Inaugurado em 2019, o Centro de Castração de Oeiras faz parte das ações de controle populacional de animais de rua e prevenção de riscos à saúde pública, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde como forma de contribuir para a redução da transmissão de doenças à população. O espaço conta com salas de pré e pós-operatório e um centro cirúrgico destinado à castração gratuita dos animais.