Secretaria de Indústria e Comércio

SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO – SEMIC
Secretária: Carla de Almeida Laurentino Martins
Formação: Economista

1. A Secretaria é composta de três núcleos de trabalho: agronegócio, artesanato e apoio às micro e pequenas empresas e ao empreendedor individual.
1.1. O agronegócio está trabalhando principalmente com:
• Cajucultura
• Ovinocaprinocultura
• Hortaliças

1.2. O apoio às empresas se dá em forma de capacitações, acompanhamento através de consultorias, apoio ao crédito, participação em feiras de negócios, etc.
No que diz respeito ao empreendedor individual, a Semic, através da Sala do Empreendedor, faz o trabalho de formalização, acompanhamento através de visitas, acompanhamento através de demanda do próprio empreendedor, capacitações, etc.

1.3. O apoio ao artesanato se dá através de incentivo, como organização de associação de artesãos (criada nesta gestão), disposição de ponto de venda de produtos de artesãos, em Box da Secretaria, no centro de artesanato Salomé Tapety (espaço público) onde uma pessoa contratada pela prefeitura é responsável por esse ponto. Disponibilidade de boxes para outros artesãos, num total de 06 boxes, a custo zero, para comercialização dos mais diversos artigos de artesanato. Oportunidade de qualificação, onde a secretaria traz consultor para ensinar a arte do bordado, pintura em tela e em tecido, pintura em cerâmica, confecção de bonecas de pano (bruxas), dentre as capacitações na área de gestão para associados da associação de artesãos. Resgate de tradições artesanais como confecção de renda de bilro e de balas de mel, numa preocupação de que essas artes estão nas mãos de uma única pessoa e que através de oficinas, será socializada.

2. A SEMIC funciona de segunda a sexta-feira, de 07h às 13h.

3. A SEMIC também é responsável pela pactuação de cursos com instituições como SENAC, SEST-SENAT,SENAI, IFPI como também responsável pela execução de todas essas capacitações no município, desde a pré-matrícula dos alunos, a lojista para realização das aulas, coleta de curriculuns para encaminhamento às unidades ofertantes como também o acompanhamento do curso, que se dá em parceria com a Secretaria de Assistência Social, através da equipe do ACESSUAS.

4. O número de pessoas atingidas pelas ações da SEMIC :
• trabalhamos com mais 500 empreendedores individuais com ações indiretas e com aproximadamente 200, com ações diretas;
• Assistimos mais de 160 microempresas, com ações diretas e presencial;
• Já formamos mais de 1000 jovens nas mais diversas modalidades de cursos;
• Dos jovens assistidos através de cursos, inserimos aproximadamente 20% no mercado de trabalho;
• Os professores dos cursos ofertados são prata da casa, o que fazemos questão de firmar ao pactuarmos com as instituições;
• No artesanato, trabalhamos aproximadamente com 30 artesãos
• No agronegócio a estimativa é de aproximadamente 100 famílias assistidas com ações da SEMIC, a partir de 2015.

Deixe uma resposta