Circuito de skate e apresentações musicais encerram I Semana da Juventude de Oeiras

Foi encerrada no último sábado, 28, a I Semana da Juventude de Oeiras. Palestras, debate nas escolas, oficina de grafite, apresentações musicais, batalha de MCs e competição de skate fizeram parte da programação do evento, iniciado na segunda-feira, 23.

Realizada pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Juventude, a I Semana da Juventude promoveu um debate amplo sobre políticas públicas para os jovens oeirenses. No sábado, o coordenador estadual de Juventude, Vicente Gomes, participou de um bate-papo com jovens da cidade, representantes de movimentos sociais, artísticos e entidades representativas da juventude na cidade.

Uma equipe da Coordenadoria Estadual de Juventude também realizou uma oficina de grafite. Com isso, os muros da Praça da Juventude ganharam traços e figuras da arte urbana. “Parabenizamos o esforço da secretaria em realizar essa atividade. Aqui em Oeiras já existe uma praça da juventude que é um instrumento importantíssimo de inserção do jovem na prática de esporte, de cultura, como espaço de convivência. Bom seria se todo município tivesse uma estrutura como Oeiras. Esse momento de debates, palestras, oficinas, muita cultura é ainda mais imprescindível dado o contexto em que vivemos”, elogia Vicente Gomes.

Heloísa Helena, secretária municipal de Juventude, considera que a Semana da Juventude contribui para o fortalecimento das políticas públicas entre os jovens oeirenses. “Propomos a realização da semana durante o planejamento de atividades do município para este ano. O prefeito foi muito sensível e aprovou a ideia. Agora, nosso próximo passo é aprovar um dia municipal da juventude para que possamos tornar esse evento como integrante do calendário oficial da cidade”, pontua a secretária.

I Circuito Piauiense de Skate

Dentro da programação do evento, foi realizado 1º Circuito Piauiense de Skate, que reuniu atletas de diversas cidades do Estado – Oeiras, Teresina, Floriano, São João do Piauí, Luís Correia, Pedro II e Piripiri – e até competidores do Maranhão.

Válida como seletiva para o campeonato amador brasileiro, a competição movimentou a Praça da Juventude, atraindo grande público. A seletiva foi homologada pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK) e pela Federação Piauiense de Skate (Fepisk).

O prefeito de Oeiras, José Raimundo, participou da entrega dos prêmios aos atletas vencedores nas categorias disputadas – mirim, feminino, amador open e iniciantes.

A próxima etapa do Circuito Piauiense de Skate acontece em novembro, em José de Freitas.

Veja fotos