Empresários de Oeiras participam de reunião para tratar de preparativos do IX Festival de Cultura

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou nesta última quarta-feira (29), no Cine Teatro da cidade, um encontro para discutir a sensibilização do setor turístico para preparação do IX Festival de Cultura e II Feira Literária de Oeiras (FLOR). Na reunião, o secretário Stefano Ferreira enfatizou a necessidade de existir um alinhamento entre a gestão do evento e as iniciativas privadas (bares e restaurantes) no proposito de receber bem os visitantes durante os três dias de evento.

Para tanto, foi realizado um mapeamento de todos os estabelecimentos deste seguimento com o intuito de atender a demanda dos turistas. O secretário orientou ainda para a quantidade de pessoas que devam passar por Oeiras por esses três dias de eventos. Cerca de 30 mil pessoas estão sendo esperadas durante o Festival.

“Já temos a confirmação da presença de pessoas vindas de mais de 20 cidades diferentes. Fizemos um levantamento na rede hoteleira e constatamos que a lotação dos leitos está praticamente fechada. Neste período todos os caminhos levarão a Oeiras”, frisou o secretário de Cultura e Turismo.

Durante a reunião foi exposto à necessidade da cidade atender bem todos os turistas, uma vez que este é uma das grandes apostas da Secretaria de Cultura para que em eventos futuros a cidade possa receber ainda mais visitante e consequentemente aumentar as divisas de arrecadação.

Quanto aos estabelecimentos privados, fica a cargo de cada um a sua organização, porém receberão previamente orientação da vigilância sanitária, demanda esta da Secretaria de Saúde e noções de empreendedorismo viabilizado pela Secretaria de Indústria e Comércio.

O intuito da ação proposta pelo Prefeito Lukano Sá é aperfeiçoar todos os setores que serão movimentados durante o Festival e a IFLOR, e a proposta foi bem recebida. “É a primeira vez que participo deste tipo de reunião. Sou dona de um restaurante e com essas dicas que vamos colocar em prática devemos receber melhor quem procurar as nossas instalações”, afirmou a empresária Mercês Sousa.

Para o evento a Secretaria de cultura fechou parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), que disponibilizaram suas instalações para recebem estudantes e pesquisadores durante as festividades. A UESPI por usa vez sinalizou uma parceria mais extensa, oferecendo voluntários para participarem da II FLOR que esse ano recebe o renomado escritor e cartunista Ziraldo.

Stefano Ferreira informou ainda que, procurando a otimização do espaço festivo, todo o perímetro das praças do Centro Histórico ficará interditado para facilitar o deslocamento das pessoas, sobretudo na FLOR, onde a maior parte dos visitantes são crianças. “Vamos criar uma área de desembarque de ônibus ao derredor das praças, não haverá carros circulando no Centro Histórico”, pontuou o Secretário.

A reunião foi finalizada com a apresentação e detalhamento da programação completa dos eventos, que logo estará disponível em hotéis, restaurantes e bares da cidade.