Programa ID Jovem é lançado em Oeiras

A Secretaria Municipal de Juventude e a Coordenadoria Estadual da Juventude lançaram nesta terça-feira, 30, em Oeiras, o Programa Identidade Jovem, ou ID Jovem. O programa assegura o direito à cultura, ao território e à mobilidade a pessoas de 15 a 29 anos que pertencem a famílias de baixa renda.

O lançamento ocorreu no auditório do Campus de Oeiras do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e reuniu um grande número de estudantes. A solenidade foi iniciada com a exibição de vídeos institucionais de políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Juventude e seguida por apresentações de hip hop, quadrilha junina e das bases do programa.

No município de Oeiras, quase 4.500 jovens estão aptos a receber o benefício, de acordo com números da COJUV, atualizados no mês de abril. “O ID jovem traz para pessoas de 15 a 29 anos de idade, de baixa renda, acesso a passagens interestadual gratuitas ou com 50% de desconto, além de meia-entrada em espetáculos artísticos, esportivos e culturais. O Identidade de Jovens é uma plataforma de direitos, que dá oportunidade para a juventude viajar pelo Brasil e para ter acesso a bens culturais”, destaca Vicente Gomes, coordenador estadual da Juventude.

A secretária municipal de Juventude, Heloísa Helena, o ID Jovem afirma que o programa é uma conquista que necessita da adesão dos jovens para se fortalecer. “Para o jovem de baixa renda é uma conquista que deve ir além da apresentação de benefício, mas que ele realmente acredite, busque e possa usufruir. Embora, percebamos que ainda existe resistência sobretudo na questão das empresas de ônibus e promotores de eventos, mas nada que uma conversa bem fundamentada não venha fazer com que o jovem de fato tenha acessibilidade a todos os benefícios que são colocados neste programa”, argumenta a secretária.

ID Jovem

A Identidade Jovem é o documento criado pelo Governo Federal que possibilita aos jovens de baixa renda acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

Para ter acesso, é necessário ter família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses; estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, bem como ter em o Número de Identificação Social, que pode ser adquirido nos Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

Pela Internet, com o NIS (Número de Identificação Social), o jovem deverá acessar o site da ID Jovem, preencher os dados que forem solicitados e gerar o cartão. Para utilizar, será necessária a impressão da imagem do cartão e a apresentação no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Já pelo aplicativo para smartphones, basta fazer o download do aplicativo da ID Jovem, preencher o NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar a imagem do cartão da ID Jovem, neste caso, não é necessário imprimir, apenas apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

“Pedimos ao jovem ao oeirense que procure a Secretaria de Juventude para fazer o cadastro e, caso não sabia o NIS, que procure o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para que ele possa adquirir. Incentivamos o jovem a participar para que ele tenha oportunidade de lazer, de visitar um familiar que more em outro estado, tenha acesso a um show cultural, cuja renda dos pais não permita a compra do ingresso”, conclui Heloisa Helena.