Canto Fazenda Frade recebe evento pelo Dia da Consciência Negra

A Prefeitura de Oeiras, através da equipe volante do CRAS I, realizou no último sábado (26) o projeto Consciência Negra na comunidade Canto Fazenda Frade. Essa ação teve à frente a psicóloga Hérica Melo e a assistente social Paula Martins.

O projeto teve como objetivo o resgate da cultura quilombola e a valorização da mulher negra da comunidade. As atividades ligadas ao projeto foram desenvolvidas durante todo o ano, uma vez que a comunidade é historicamente habitada por afrodescendentes da região. Entre as ações desenvolvidas foram efetivadas aulas de percussão com a formação do Batuque de Lata, organizado pelo professor Neto Chaves, além de outras atividades elaboradas de acordo com as necessidades da comunidade.

Para o encerramento, foram realizadas apresentações do Grupo de Batuque nas escolas da Briona e, no Canto Fazenda Frade, o ponto principal foi o desfile para a escolha da Garota Pérola Negra, onde sete meninas concorreram ao título. Todas elas foram maquiadas e produzidas para valorizar a beleza da mulher negra, o que causou grande emoção entre as participantes e a comunidade.

Na ocasião ocorreu também a escolha do Garoto Beleza Negra, além de exposição gastronômica com comidas de origem quilombola, recital, dança e muita música. Participaram do evento a coordenadora Jacqueline Sousa e a representante do Conselho Tutelar de Oeiras, Gardenia Moura. As garotas foram produzidas pelo maquiador Jordan e a cabeleireira Auri.