Grupos de caminhadas mobilizam população em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem desenvolvendo ações para melhorar a qualidade de vida da população. Um exemplo desta iniciativa são os grupos de caminhada, coordenados pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que existem desde 2010, mas que foram incrementados a partir de 2013 com o objetivo de criar a cultura da pratica de exercícios na zona urbana e zona rural da cidade.

Segundo a Coordenadora do NASF, a nutricionista Márcia Estevão, os grupos são acompanhados diariamente na e cerca de 30 a 80 pessoas em média participam das atividades. Ainda de acordo com ela, uma novidade que vem se destacando são exercícios realizados com ligas de baladeira.

“Observamos que a participação nos grupos melhorou a partir da realização dos exercícios com as ligas. Além disso, a prática diminui o estresse, a ansiedade e melhora a autoestima”, destacou.

O profissional de educação física do NASF, Rondnelly Camarço, explica que a terapia com liga de baladeira traz inúmeros benefícios. “Além de exercitar o corpo, ela auxilia na agilidade, na coordenação motora, no equilíbrio e na força muscular. Os participantes também exercitam a mente, a atenção, a concentração e a memória”, pontuou.

Os grupos contam ainda com o apoio da profissional de educação física da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer Gleydsiane e das Equipes de Saúde da família. As atividades são organizados da seguinte forma: acompanhamento diários às 17h; segunda-feira – localidade Fomento e Praça da Juventude; terça-feira – Praça Nossa senhora da Vitória; quarta-feira – Praça Zé de Helena e Praça do Rosário; quinta-feira – Praça do Morro do Leme; e sexta-feira- Praça do Estádio Gerson Campos. Na zona rural as atividades acontecem semanalmente nas diversas localidades.