Projeto musical “Sonora Brasil” aporta em Oeiras

A cidade de Oeiras irá receber na próxima segunda-feira (03) o projeto Sonora Brasil, que se apresentará no Cine Teatro do município a partir das 19:30h.  O Sonora Brasil busca despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical.

Com o apoio da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto Sonora Brasil trará à cidade a apresentação do Grupo Ilumiara, formado por cinco músicos da cidade de Belo Horizonte que também atuam como pesquisadores. Além das músicas apresentadas, o grupo traz em seu espetáculo a contextualização histórico-social dos cantos de trabalho no Brasil.

O Sonora Brasil é um projeto temático que tem como objetivo difundir expressões musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Em sua 18ª edição, apresenta os temas “Sonoros Ofícios — Cantos de Trabalho” e “Violas Brasileiras”, que serão desenvolvidos no biênio 2015-2016.

O projeto realiza aproximadamente 480 concertos por ano, passando por mais de 130 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos. A ação possibilita à população o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo SESC.