Cine Teatro Oeiras abre Temporada de Férias com espetáculo “As Malditas”

Duas irmãs com nomes de flores e almas de espinhos. A frase define bem o relacionamento conturbado entre as irmãs Rosa e Margarida, interpretadas pelos atores Franklin Pires e Carlos Anchieta no espetáculo “As Malditas”. A peça, que já foi montada em várias capitais brasileiras, abre no próximo dia 08 de julho, às 20 horas, a Temporada de Férias do Cine Teatro. A entrada é franca. Classificação indicativa: 14 anos.

O texto da tragicomédia é do paraibano Saulo Queiroz e a direção do piauiense Arimatan Martins. No palco, duas irmãs que não se suportam. Margarida: analfabeta, viúva, pobre e fanática religiosa. Rosa é deficiente física, professora universitária aposentada e apreciadora de música clássica. Rosa e Margarida se odeiam e vivem, a contragosto, uma difícil relação de dependência mútua. Na história escrita em 1997, as irmãs não alimentam bons sentimentos acerca da vida familiar e da existência.

Em comum, elas só têm duas coisas: o mesmo sangue e o mesmo ódio. Um ódio que surgiu na infância, atravessou a adolescência e encontrou seu maior vigor em plena meia idade. Por ironia do destino, as duas vivem sob o mesmo teto há sete anos – vítimas da dependência mútua que as circunstancias da vida lhes impôs. Rosa, embora financeira e profissionalmente bem sucedida, sofreu um acidente que a deixou paralítica. Margarida, uma viúva que jamais ambicionou um espaço maior que a própria cozinha, estava numa situação de quase abandono.

As duas se obrigaram a dividir um velho casarão, e assim, terminarem seus dias fazendo, às vezes, ou quase sempre, uma companhia infernal uma a outra. A montagem conta a estória da última noite que passaram juntas, se amaldiçoando por tudo que fizeram ou deixaram de fazer.

A peça conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura, e da Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Projeto Partituras

Dentro da programação da Temporada de Férias do Cine Teatro também acontece o Projeto Concertos Sesc Partituras, que no dia 13 de julho, às 20h, leva ao Cine Teatro o grupo Camerata Caneleiro, composto por músicos da Orquestra Sinfônica de Teresina e professores do projeto Orquestra Jovem do Sesc. A entrada é 1kg de alimento não perecível.

Formado há seis anos para apresentar recitais didáticos nas escolas públicas, por meio do projeto Música nas Escolas, o grupo apresentou o concerto do Sesc Partituras 2013, em Parnaíba. O grupo apresenta música brasileira.

O Sesc Partituras é uma biblioteca digital sem fins lucrativos que visa preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro, democratizando o seu acesso através da disponibilização de partituras digitalizadas e editadas.