Solar das 12 Janelas recebe duas exposições no Circuito Cultural Semana Santa

Na noite da última quinta-feira (26) logo após da Procissão da Fugida do Bom Jesus, o prefeito Lukano Sá participou da abertura da exposição “Vida em Retrato” que homenageia o professor Gerardo Helcias e da exposição “Oeiras Artesanal”, resultado de uma pesquisa iconográfica sobre a cidade de Oeiras realizada pelo SEBRAE em parceria com a Prefeitura da cidade.

O evento aconteceu no Solar das 12 Janelas e deve prosseguir por toda a Semana Santa. A exposição “Vida em Retrato”, trás imagens produzidas pelo professor Gerardo Helcias, que este ano homenageado pela Prefeitura de Oeiras nas atividades culturais realizadas na cidade e que terá sua culminância no Festival da Cultura, no mês de novembro.

Já a exposição Oeiras Artesanal é uma mostra dos produtos confeccionados pelos artesãos de Oeiras que foram produzidos após pesquisa de ícones religiosos e arquitetônicos que compõem a simbologia da cidade. A exposição trata-se ainda de um resgate da autoestima de mestres de ofícios que estavam esquecidos, mesmo assim, a lista de produtos e possibilidades resultantes da ação é bastante extensa.

As duas exposições fazem parte da programação do “Circuito Cultural Semana Santa”, que um incremento nas atividades socioculturais do município durante as manifestações religiosas durante o período, sua programação acontece paralela às cerimonias litúrgicas. Para o Prefeito Lukano Sá esse tipo de evento vem dinamizar os dias festivos, uma vez que o visitante e a própria população oeirense terá mais uma opção de visita e de aquisição de conhecimento.

“Esta tudo muito bonito, este tipo de investimento garante que a cidade de Oeiras ganhe uma projeção bem maior, além de valorizar a produção dos nossos artesãos nos mais diversos seguimentos, seja na renda ou na palha, como os que são feito pelo pessoal da Tapera dos Tunicos . Isso tudo nos enche de orgulho. Quanto a exposição em homenagem ao professor Gerardo Helcias é um reconhecimento de nós oeirenses a uma figura tão ilustre que contribuiu significativamente para nossa cultura. Esperamos que nosso povo se aproprie deste espaço e venha conferir tudo que está disponível”, destacou Lukano Sá.