Quase mil estudantes participam da I Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos em Oeiras

Paralelo ao I Fórum Econômico do Território do Vale do Canindé, a Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira (29) a I Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). O evento teve como objetivo culminar os estudos sobre empreendedorismo e sustentabilidade, como tema “eco sustentabilidade”.

Para a Secretária Municipal de Educação, Tiana Tapety, o evento teve grande êxito, uma vez que os alunos conseguiram cumprir com o que tinham se proposto antes da realização do projeto.

“Este evento tem a proposta de fazer com que o aluno se sinta motivado e incentivado desde cedo a empreender e desenvolver sua capacidade de gerar renda no sentido de sustentabilidade. Com ele, formam contempladas quase mil crianças de três escolas, muitas delas são da zona rural, outras de assentamentos e de escolas de vulnerabilidade social, como e o caso da escola Dom Edilberto Dinkelborg. Durante a realização do projeto percebemos que os alunos estiveram mais estimulados a produzir, o que impactou no melhoramento da leitura, na escrita e no poder de concentração”, destacou a Secretária Tiana Tapety.

Segundo a professora Carlane Leal, para o projeto foram selecionadas três escolas da rede municipal de ensino: Juarez Tapety, Visconde da Parnaíba e Dom Edilberto Dinkelborg. As turmas das escolas foram divididas em subtemas, tendo as potencialidades da região como referência, para desenvolver a feira.

Desta forma, o primeiro ano trabalhou as ervas aromáticas, o segundo ano os temperos naturais, o terceiro ano levou à praça os brinquedos ecológicos, o quarto ano expôs uma locadora de vídeos, o quinto ano ficou com doces e sabores, os alunos do sexto ano chamaram atenção para reciclagem com o eco papelaria, o sétimo ano mostrou a importância do artesanato sustentável , já o oitavo ano trabalhou com a ideia do empreendedorismo social e o nono ano mostrou a proposta de novas ideias, grandes negócios.

Antes da realização da Feira, foi realizada uma simulação do evento em cada escola, para que se pudesse avaliar os estudos e as produções antes de serem levados para a praça. Todo o dinheiro arrecado pelos alunos durante o evento será revestido para a realização das confraternizações de fim de ano de cada escola.

Junto à Feira do JEPP, foi realizada a feira dos produtores de artesanatos do município, orientados pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, que organiza o I Fórum Econômico do Vale do Canindé.

Durante o evento, o Prefeito Lukano Sá visitou os stands, onde interagiu com os alunos no sentido de avaliar a satisfação dos discentes diante a realização do projeto. Para o Prefeito, este tipo de projeto da oportunidade para as novas gerações de terem foco na produção e exceptivas de um futuro melhor.

A gestão do Prefeito Lukano Sá vem apostando no empreendedorismo como mecanismo de propor aos oeirenses novas vias de sustentabilidade, e para tanto essa proposta está sendo levada aos mais variados seguimentos sociais, até mesmo as crianças já passam a ser inseridas nesta nova proposta social.