Oeiras realiza festividades juninas integrando homenageando o homem do campo

Foi com sucesso que a Prefeitura de Oeiras realizou o projeto junino. A Secretaria Municipal de Educação ficou encarregada das festividades com alunos da cidade, que este ano teve o tema “Festejando a agricultura familiar”. Em três dias de muita festa e danças, 25, 26 e 27 de junho, os alunos da rede municipal de ensino dançaram e cantaram em homenagem a São João.

Na zona urbana, as apresentações artísticas se deram em pontos estratégicos da cidade, oportunizando que pais e amigos pudesse prestigiar, além de realizar um revezamento de apresentações nos bairros onde ficam localizadas estas escolas, a exemplo da Escola Municipal Francisco Quirino, que se apresentou no Bairro Rosário, um dos mais tradicionais da cidade.

Quem também entrou no clima junino e celebrou a agricultura familiar foram os alunos da zona rural que, vestidos a caráter, fizeram inúmeras apresentações, agradando os pais e visitantes presentes.

O projeto desenvolvido este ano buscou celebrar e valorizar as potencialidades da terra fértil que se encontra em torno do rio Canindé. Segundo a secretária municipal de educação, Tiana Tapety, a agricultura familiar é uma forma de produção onde predomina a interação entre gestão e trabalho.

Antes de cada escola efetivar seu momento junino, foram realizados previamente nas salas de aula estudos e análises da realidade do homem do campo, que tem a prática do setor primário como fonte de sobrevivência.

Ainda dentro do projeto junino, a secretaria municipal de Assistência Social também está realizando eventos festivos na Praça de Eventos da cidade. Esses eventos vão do dia 24 de junho ao dia 03 de julho deste ano. Para tanto, a Praça de Eventos foi transformada em um grande terreiro da alegria, homenageando a fazenda Cabrobó, a primeira fazenda do estado do Piauí. O tema trabalhado é “Conhecer para Incluir”. As secretarias de Assistência Social e Educação são parceiras nessas festividades.

A proposta é que escolas públicas municipais, estaduais e privadas possam se apropriar do espaço de maneira previamente agendada, para realizarem suas festas juninas. Já passam pelo local várias escolas, dentre elas as escolas municipais Juarez Tapety e Visconde da Parnaíba, que levaram para o terreiro muita dança e alegria.

A gestão do prefeito Lukano Sá, por meio desse projeto, visa estimular o conhecimento, integrando as instituições de ensino num misto de entretenimento e conhecimento no intuito de promover competências e habilidades que favoreçam os alunos a uma educação baseada nas raízes do agronegócio e fazendo uma grande homenagem às mais diversas manifestações culturais do nordestino.