Festival de Bandolins marca Semana Santa de Oeiras

A cidade de Oeiras, localizada no Sertão do Piauí, dentre tantas outras características que a define, é também notável por sua tradição musical, sobretudo por resguardar um dos mais importantes grupos de bandolins do país, formando essencialmente por mulheres. Elas são conhecidas por Bandolins de Oeiras.

Diante dessa realidade foi celebrada uma parceria entre a Prefeitura de Oeiras, o Governo do Estado do Piauí e a Orquestra Sinfônica de Teresina, resultando no Primeiro Festival do Bambolins de Oeiras. O evento foi realizado paralelamente às festividades sacras que fazem parte da Semana Santa no município, oportunizando música de boa qualidade aos oeirenses e visitantes que tomaram a cidade como destino no feriado.

O evento contou com shows e cursos de música, bem como a realização de saraus e cafés, entre outros.  O festival foi aberto com o concerto da Orquestra Sinfônica de Teresina (OST), momento em que fizeram justa homenagem (in memoriam) ao musico oeirenses Posidônio Queiroz.

Durante os dias 22 e 23 de março foi realizado no Solar das Doze Janelas oficinas de bandolim e violão, ministradas pelos renomados músicos Robertinho Chinês e Josué Costa, respectivamente. O momento foi de aprendizagem e muita música. No mesmo espaço foi realizado o charmoso “Café, bolo frito e poesia”, sempre aos fins de tarde, onde houve a confluência da boa música somada à poesia, além da degustação de uma das iguarias mais saborosas do município, que é o bolo frito de tapioca.

No penúltimo dia do evento, realizado na sexta-feira santa (25), ocorreu no palco do Cine Teatro Oeiras um grande encontro musical com os músicos Robertinho Chinês e Josué Costa, que também contou com a participação de Júlio Medeiros e Jazz no Fole e Betto do Bandolim, grande músico pernambucano. Além disso, aconteceram as apresentações dos músicos da cidade que participaram das oficinas.

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a visita à casa da bandolinista Petronilia Amorim, conhecida carinhosamente como “Petinha”. A ex-professora de música é também umas das remanescentes do grupo Bandolins de Oeiras original, primariamente formada por cinco senhoras. O encontro se deu em sua casa e reuniu músicos de várias gerações e que dedilham os mais diversos instrumentos. Para o Secretário Municipal de Cultura, Stefano Ferreira, o momento foi de muita emoção e muita musicalidade, avivando ainda mais a tradição musical de Oeiras.

O evento foi pontuado com o show de Beto do Bandolim e Jazz no Fole. A realização do evento foi uma forma de resgatar a cultura local, despertando o gosto musical pelos bandolins em novos públicos.