Solenidade marca conclusão de quatro turmas do PRONATEC em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, por intermédio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Indústria e Comércio, e o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS), realizou na noite desta quarta-feira (28) o encerramento das atividades de quatro turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Os cursos concluídos foram os de Recepcionista, Operador de Computador, Montador e Reparador de Computador e Agente de Inclusão Digital, totalizando 80 alunos.

O objetivo do programa que é desenvolvido em Oeiras em parceria com Instituto Federal do Piauí (IFPI), é ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. No município de Oeiras, com exceção do curso de Recepcionista, os demais foram conquista da gestão do Prefeito Lukano Sá, mediante um alinhamento feito diretamente com o Ministério das Comunicações. Depois de efetivado os acordos burocráticos, a responsabilidade de ministrar as aulas foi repassada para o IFPI, como entidade executora do Projeto PRONATEC.

Os cursos aconteceram na Escola Municipal Juarez Tapety, entre os meses de setembro a dezembro de 2014, onde se formaram 20 alunos em cada turma, com uma carga horária media de 200h. Para a Secretária Indústria e Comércio, Carla Martins, este tipo de programa amplia a geração de oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada, ou qualificação profissional.

“As oportunidades estão ai. O Governo Federal além de proporcionar um aprendizado ainda contempla estes alunos com um benefício, que é pago por hora aula participada. O mercado de trabalho está aberto para esses profissionais e na minha fala durante o evento frisei bem a importância do comprometimento do professor e mais ainda do aluno”, destacou Carla Martins.

A gestão do Prefeito Lukano Sá vem sempre buscando fechar parceria com instituições que de maneira efetiva possam contribuir com a juventude do município de Oeiras, proporcionado que estes possam encontrar vias de desenvolvimento na garantia de sua emancipação profissional e financeira.

Estiveram presentes no encerramento do curso representando a Prefeitura, Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Carla Marins, Secretária Municipal de Assistência Social, Danielly Leite, e Eliana e Tatiane Rego coordenadoras do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS).