Professor português José Pacheco realiza palestra em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na noite desta quinta-feira (27) uma palestra com o pedagogo português José Francisco de Almeida Pacheco. O encontro ocorreu no espaço de eventos do SESC/Oeiras e contou com um público bastante expressivo, formado na sua maioria por professores.

O renomado professor José Pacheco é especialista em leitura e escrita e mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordenou, desde 1976, a Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes. Atualmente colabora diretamente no Projeto Âncora.

Durante sua palestra, discorreu sobre a importância de instituir novas e autônomas formas de organização das escolas, mas também recuperar práticas antigas, destacando ainda a necessidade de se buscar uma escola do conhecimento e abandonar um ensino meramente transmissivo.

Na manhã desta sexta-feira (28) o Professor José Pacheco foi recebido pelo Prefeito Lukano Sá na sede do legislativo, momento em que foi apresentado o projeto “Flor de Lotus”, que visa a recuperação de crianças e adolescentes afetados pelo uso de entorpecentes.

Na ocasião, além de secretários municipais e colaboradores, esteve presente o Bispo da Diocese de Oeiras, Dom Juarez Sousa, que é grande entusiasta das políticas públicas de contenção ao uso de drogas.