Solenidade do grupo de capoeira Raízes do Brasil marca atividades desenvolvidas com mais de 200 crianças em Oeiras

O grupo de capoeira Raízes do Brasil em Oeiras realizou sua 11ª solenidade de batizado neste último sábado (25), no Ginásio Poliesportivo Santaninha. Desde a a parceria firmada em 2013 com a Prefeitura Municipal de Oeiras, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, mais de 200 crianças e adolescentes de vários bairros da cidade e da zona rural são beneficiadas com as atividades desportiva dessa agremiação.

As atividades festivas começaram pela manhã e se estenderam por todo o dia, com rodas de capoeiras e trocas de conhecimento com as diversas delegações de cidades do Piauí e de outros estados. Para o professor Gilmar Pacheco (Mago de Aço) as atividades realizadas pelo grupo de capoeira Raízes dos Brasil oportuniza à juventude momentos de diversão e aprendizagem, distanciando-os das zonas de vulnerabilidade.

“A capoeira, como qualquer outro esporte, ajuda bastante na educação e na disciplina. Ela vem contribuindo muito para afastar estas crianças da criminalidade, tudo isso com ajuda da Prefeitura, que contribui para que esses jovens se distanciem das drogas, da bebida e da prostituição. A capoeira ajuda nesse ponto, distância a criança das ruas e aqui ela aprende boas coisas”, justificou o professor.

Na ocasião, o secretario Municipal de Esportes e Lazer, Francisco José Estevão de Sousa (Cabo Chico), se mostrou satisfeito com essa parceria e informou da abrangência dessas atividades pra outros bairros e comunidades rurais. Diante de uma avaliação positiva, o secretário fala sobre o bom desempenho das atividades realizadas pelo grupo Raízes do Brasil na cidade.

“A capoeira hoje em Oeiras é uma realização que tem atendido muitas crianças carentes em áreas de vulnerabilidade social. Nós temos percebido os bons resultados do esporte em parceria com a educação, e temos comprovado o melhoramento no rendimento escolar”, salientou o secretário.

Com o intuído de atender mais jovens, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, está fechando parceria com outro grupo de capoeira, o Abadá Capoeira, que ira disponibilizar suas atividades desportivas na zona rural e em bairros que ainda não foram contemplados com esse esporte.

A quantidade de crianças e jovens no evento deixou clara a parceria do grupo com a gestão municipal. Para muitos a capoeiras tem dinamizado os seus dias, como é o caso da estudante Maísa Ribeiro, que depois de passar a frequentar a capoeira, tem tido mais disponibilidade física e mais foco nos estudos.

Na ocasião, o Prefeito Lukano Sá falou de sua satisfação em contribuir para o desenvolvimento do esporte na cidade, um momento de inserir a juventude num universo de possibilidades e favorecendo na formação de homens e mulheres para uma sociedade melhor. Quem também esteve prestigiando o evento foi o secretário de finança José Raimundo Lopes, entusiasta dessa pratica esportiva.