Prefeito Lukano Sá entrega certificados do Projovem Trabalhador para 300 jovens em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio juntamente com a Fundação Vale do Piauí (FUNVAPI), realizou o encerramento das atividades do “Projovem Trabalhador Juventude-Cidadão” na última sexta-feira (24) no Cine Teatro da cidade. Na ocasião, além da entrega dos certificados de conclusão de curso, também foram entregues kits de inserção ao mercado de trabalho.

Ao todo, 300 jovens foram beneficiados com o programa, que na cidade contou com 10 cursos nas mais diversas áreas. Muitos desses concludentes já estão trabalhando em empresas privadas e outros montaram o seu próprio negócio. “O Projovem trabalhador foi muito importante pra minha vida profissional. Depois que comecei a cursar arrumei um emprego na área que estava estudando e hoje estou muito feliz”, acrescentou Antônia Sousa, concludente do projeto na área de alimentação.

O Projovem é um programa do Governo Federal onde são ofertados cursos de qualificação profissional e, em Oeiras, foi gerido pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. Para a secretária Carla Martins, a prefeitura esta sempre atenta nos programas oferecidos pelo Governo Federal e a cada dia buscando-os para serem vivenciados pela população.

“Sabemos qual o nosso papel de gestor, nos desdobramos para chegarmos à excelência desse projeto, desde a seleção dos professores ao acompanhamento dos alunos durante todo o curso” explicou a secretária.

O programa, que viabiliza a inserção dos jovens no mercado de trabalho, conseguiu em Oeiras ultrapassar os limites da porcentagem mínima exigida pelo ministério do trabalho, que é de 30%. Pela sensibilidade da gestão municipal, o programa foi estendido até a zona rural, um desafio que resultou em 100% de aproveitamento. O Povoado Contentamento foi um dos beneficiados e a comunidade foi contemplada como cursos na área de serviços pessoais.

Ainda na ocasião, o Prefeito Lukano Sá enfatizou o compromisso da sua administração em qualificar e oportunizar a juventude, sobretudo na possibilidade em estarem entrando no mercado de trabalho com mais qualidade. Estiveram também presentes no evento o secretario de finanças José Raimundo Lopes, o Dr. B. Sá e o vereador Expedito Martins, representando o legislativo municipal de Oeiras.