Profissionais do NASF/Oeiras participam de formação em Auriculoterapia

Profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Oeiras participaram entre 21 e 22 de setembro de um curso de Auriculoterapia – tratamento medicinal através da orelha – realizado pelo Centro de Formação Professor Odilon Nunes, em Teresina.

O objetivo do curso, organizado pelo Ministério da Saúde, em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina, é capacitar profissionais de nível superior da Atenção Básica por meio de ensino semipresencial. As edições do curso são realizadas em diferentes estados do país, com a etapa presencial ocorrendo em municípios-polo regionais previamente selecionados.

No curso, os psicólogos Jorge Fernando e Naira Janiery, a fonoaudióloga Jaciara de Freitas e a nutricionista Izabela Pereira tiveram acesso a conhecimentos sobre o uso da auriculoterapia, através da introdução aos princípios da racionalidade médica chinesa tradicional, promovendo a ampliação da abordagem clínica-terapêutica dos profissionais.

A coordenadora do NASF, Márcia Estevão, explica que a inserção das Práticas Integrativas e Complementares (PIC) no Sistema Único de Saúde configura uma ação de ampliação de acesso e qualificação dos serviços, na perspectiva da integralidade da atenção à saúde da população.

“Os profissionais participaram do curso com o apoio da Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria Municipal de saúde. Gradativamente, estará sendo feita a implantação da Auriculoterapia, nas Unidades Básicas de Saúde da Família, do município de Oeiras”, afirma a coordenadora.