Projeto “Útero é Vida” é realizado na comunidade Buriti do Rei, em Oeiras

A Prefeitura Municipal de Oeiras realizou na manhã desta quarta-feira (26) o Programa “Útero é Vida” na localidade Buriti do Rei. O evento foi organizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação.

O “Útero é Vida” é o programa de prevenção do câncer do colo do útero, e tem como   objetivo gerar oportunidades de instrução, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero em comunidades carentes, levando informações importantes que conscientizem as mulheres do meio rural e possibilitem seu acesso ao exame preventivo.

Na ocasião, o prefeito de Oeiras, Lukano Sá, visitou as salas que formavam o circuito de saúde, que foram locadas nas dependências da escola municipal da localidade Buriti do Rei. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Auridene Freitas, a boa expressividade do público é resultado de um trabalho realizado previamente pelos agentes de saúde da região.

Ao todo, 230 mulheres foram atendidas, dentre elas a senhora Francisca Leal, que reside no Povoado Malhada Real. Para ela, o programa “Útero é Vida” é uma grande oportunidade de avaliar sua saúde. ”É um serviço maravilho, logo que fiquei sabendo me organizei para estar aqui, não podia perder de jeito nenhum essa oportunidade”, relatou a agricultora.

Durante o evento o Prefeito Lukano Sá visitou a sala de lazer, onde fez a entrega de brinquedos. O espaço foi destinado para as crianças, enquanto as mães eram atendidas pelos profissionais da saúde. Para o gestor municipal, essa ação é de fundamental importância para a democratização da saúde, sobretudo na zona rural.

“Muitos são os programas empreendidos em parcerias e que tem demonstrado bons resultados em nosso município, todos eles com seus devidos focos, e principalmente nas pessoas interioranas, que sobrevivem da agricultura familiar, assim objetivamos a melhoria da qualidade de vida e a promoção individual dessas pessoas”, destacou o prefeito Lukano Sá.

Oeiras foi a primeira cidade do Piauí a receber esse programa e, com essa parceria, a gestão municipal busca oportunizar às mulheres da zona rural o acesso a estratégias que possam enfrentar o câncer do colo do útero. Esta doença é a segunda mais comum na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.