Prefeitura de Oeiras realiza curso de formação em Libras para funcionários de escolas

A prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 24 e 25 deste mês o primeiro Curso de Formação Continuada na área da Educação Especial em Libras, que ocorreu no auditório da SEMED. O encontro teve como público alvo gestores, professores e demais funcionários das escolas municipais Visconde da Parnaíba e Mercês Romão.

Esta formação tem como propósito propiciar uma melhor fluência na comunicação da língua brasileira de sinais-libras, que vem sendo reconhecida como caminho necessário para uma efetiva mudança nas condições oferecidas pela escola no atendimento desses alunos por ser uma língua viva, produto de interação das pessoas que se comunicam. Essa linguagem é um elemento essencial para a comunicação e fortalecimento de uma identidade Surda no Brasil e, dessa forma, a escola não pode ignorar no processo de ensino aprendizagem. Assim, será no cotidiano da inclusão escolar, através das experiências e reflexões das mesmas, que se estabelecerão no processo social as maneiras para a inclusão e quais serão as propostas pedagógicas utilizadas para o ensino das crianças com necessidades educativas especiais.

Para a secretária municipal de educação, TianaTapety, a escola é muito importante na formação dos sujeitos em todos os seus aspectos. É um lugar de aprendizagem, de diferenças e de trocas de conhecimento, precisando, portanto, atender a todos sem distinção, para não promover fracassos, discriminações e exclusões.

Com essa ação, a gestão do prefeito Lukano Sá possibilita que as escolas municipais de Oeiras tenham profissionais preparados para trabalhar com esse segmento social, visto que muitos são os desafios que dizem respeito à educação especial. Essa formação é uma importante estratégia de ensino que visa proporcionar desenvolvimento aos deficientes auditivos, preparando-os para os desafios do cotidiano. O curso terá jornada de 40 horas, distribuídas em 5 encontros.