População confecciona “Flores de Passo” para Festa do Bom Jesus em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na última semana tanto na zona urbana como na zona rural, oficinas no intuito de produzir “Flores de Passo”, artesanato típico da cidade que é utilizado durante a Festa do Bom Jesus, que este ano vai ocorrer no próximo dia 27 março.

As oficinas foram realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I e II), além de contemplar o grupo da melhor idade do povoado Contentamento. As atividades foram orientadas pelo artista plástico Wellestron Martins, que herdou de seus familiares a tradição de produzir as flores durante o período que antecede a Semana Santa. Embora seja uma tradição passada de geração para geração nas famílias da região, o artista plástico disse estar satisfeito em passar o ensinamento, oportunizando os frequentadores desses departamentos sociais há terem contato com a produção de um dos artesanatos mais simbólicos da cidade de Oeiras.

“Foram oficinas bastante produtivas, tanto na zona urbana como na zona rural. Aonde a gente chegava víamos a alegria das mulheres e homens em fazer a Flor de Passo. Mas do que ensinar a fazer este artesanato, nós falávamos da simbologia e do significado da Flor. Vale ressaltar que para o próximo ano a Secretária de Assistência Social, Danielly Leite, pretende expandir esta ação dos centros de convivências para os bairros, conseguindo atrair os jovens”, destacou Wellestron Martins.

As flores de passo são confeccionadas com papel laminado e papel seda e o seu talo é feito com palha de buriti. São Utilizadas para decorar as Capelas de Passos que por sua vez são abertas apenas uma vez no ano durante a procissão do Bom Jesus, que segundo pesquisas é a maior manifestação religiosa do Piauí.

Por meio desta ação a gestão do prefeito Lukano Sá busca estimular a manutenção da confecção deste artesanato pelas novas gerações. As flores produzidas pelos departamentos da Secretária Municipal de Assistência serão distribuídas durante a festividade religiosa, dando a oportunidade dos devotos do Bom Jesus a terem a cesso a um dos mais importantes símbolos da festa.