“Ano Cultural Professor Gerardo Helcias” é aberto oficialmente em Oeiras

O prefeito de Oeiras, Lukano Sá, abriu oficialmente na manhã desta quinta-feira (26) o “Ano Cultural Professor Gerardo Helcias”. Desde o início de sua gestão uma referência cultural da cidade é homenageada anualmente nos eventos da cidade, tendo a culminância no Festival de Cultural, que acontece no mês de novembro.

O evento iniciou com o pronunciamento da filha do professor Gerardo Helcias, Ana Helcias, que relatou o amor de seu pai pela cidade de Oeiras. Embora não fosse piauiense, nutria pela Primeira Capital grande apreço, desde quando chegou ao município na década de 50. O professor foi trazido pelo então Bispo da Diocese de Oeiras, Dom Expedito Lopes, e desde quando chegou exerceu o magistério no extinto Ginásio Oierense, do qual foi professor de matemática. Além desta função, Gerardo Helcias ficou conhecido na cidade pelas suas habilidades com a música e, sobretudo, com a fotografia, arte pela qual tinha grande paixão.

“Em nome de nossa família, e principalmente de meus irmãos que não puderam estar presentes, me sinto muito agradecida com essa homenagem, por que o nosso pai, Gerardo Helcias, realmente contribuiu de maneira grandiosa para o engrandecimento cultural de nossa cidade. Esta homenagem é muito importante para cidade, é um meio de preservar a nossa história. Agradecemos muito ao prefeito Lukano Sá e seus colaboradores por este momento”, destacou Ana Helcias.

Na ocasião também se pronunciou o secretário municipal de Cultura, Stefano Ferreira, que falou das ações que visam efetivar no “Ano Cultural Professor Gerardo Helcias”, enfatizando que a fotografia será o grande viés para as atividades culturais deste ano. Já em sua fala, o líder político e ex-prefeito B.Sá, que além de amigo foi aluno do homenageado, relatou da sabedoria do professor Gerardo Helcias e destacou o oportuno reconhecimento dado pela a administração municipal à tão ilustre personalidade da cidade.

Encerrando do evento, o prefeito Lukano Sá expôs a satisfação em homenagear o Professor Gerardo Helcias, pela sua contribuição à cultura da cidade, fosse ela no magistério ou no campo da música e da fotografia.

“Estamos hoje felizes em dividir com vocês a alegria de homenagearmos o professor Geraldo Helcias, que de maneira honrosa soube conduzir o aprendizado de muitos oeirenses. Por todo o ano desenvolveremos atividades que irão ter como foco uma de suas habilidades, a fotografia. Esta arte nos dias atuais tem grande aceitação, sobretudo, com nossos jovens. Por fim, esta homenagem não é somente da administração municipal, mas do povo de Oeiras, por reconhecer os serviços prestados por este grande homem”, frisou Lukano Sá.

Na ocasião foi afixada uma placa comemorativa na fachada da casa que Geraldo Helcias morou em Oeiras. Estiveram presentes na solenidade dentre os convidados, os vereadores Martinho Meneses e Expedito Martins, os secretários municipais José Raimundo (Finanças) e Luís Fernando (Obras), a presidente do Instituto Histórico de Oeiras, Rita de Cassia Neiva e alunos e professores dos colégios Jean Piaget e IBNS.