Prefeitura de Oeiras define estrategias de segurança para o Carnaval

A Prefeitura de Oeiras, através das Secretarias Municipais de Cultura e Juventude, realizou na manhã desta segunda-feira (26) uma reunião com a polícia militar no propósito de alinhar informações e definir as melhores estratégias para as festividades carnavalescas que esse ano serão realizadas entre os dias 13 e 17 de fevereiro.

A principal pauta do encontro foi a definição dos critérios para utilização dos paredões como via de entretenimento durante o “Corso de Oeiras”, que dentro da programação acontecerá no dia 13 de fevereiro. Após uma avaliação realizada pelos participantes da reunião, chegou-se à conclusão que só será permitido a participação de paredões e carros de passeios que estejam previamente escritos.

O corso terá sua concentração na Praça do Estádio Gerson Campos e, depois de percorrer as principais vias públicas do centro da cidade, terminará na Avenida Santos Dummont, em frete à churrascaria B. Maroca.

Para que a inscrição seja de fato efetivada é necessário que o interessado apresente a CNH de condutor de carro e documentação do veículo e, no dia do evento, o carro cadastrado esteja com o adesivo de identificação que será repassado pelos organizadores. Os critérios a serem considerados para avaliar o paredão serão: a ornamentação mais original, as músicas tocadas, a animação dos foliões ao redor do paredão e a obediência do regulamento durante o percurso.

Segundo o secretário Municipal da Juventude, Nestor Júnior, de acordo com o regulamento, os carros e paredões cadastrados poderão ficar ligados até às 22h. Caso seja desobedecido esse critério, acarretará na retenção do som e, em casos extremos, a autuação do condutor pela Polícia Miliar.

Os foliões que queiram cadastrar seus carros para concorrer na categoria de alegoria devem efetuar suas inscrições na Praça da Juventude Drº. Darcy Ribeiro até o dia 12 de fevereiro. A divulgação dos ganhadores de cada categoria será feita na primeira noite carnavalesca, na Praça de Evento, momento em que será entregue a premiação.

Durante a reunião também foi discutida a programação do Carnaval da cidade, que como nos anos anteriores será ambientado em dois espaços. O primeiro será na Praça da Bandeira junto ao Café Oeiras, onde haverá apresentação de uma banda de sopro durante todos os dias tocando marchinhas carnavalescas, das 19h às 23h. O outro espaço será a Praça de Eventos, que contará com palco para apresentação de banda de swingueira e axé music, a partir das 23h.

Segue a programação abaixo:

CARNAVAL DA CIDADE – 2015

Sexta-feira – 13 de fevereiro de 2015 – Corso de Oeiras
18h30 – Concentração na Praça do Estádio Gerson Campos, percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade com dispersão na Av. Santos Dumont, em frente ao B. Maroca Club.

Sábado – 14 de fevereiro de 2015
06h – Alvorada do bloco Joga o Barro na Parede, com arrastão pelo Centro Histórico – Saída: Rua das Portas Verdes.
19h – Carnaval da Cidade na Praça da Bandeira – Banda de Sopro com músicos da Terra
23h – Palco Praça de Eventos: Karine e banda
01h30 – Palco Praça de Eventos: David e Forró da Ostentação (Elétrico)

Domingo – 15 de fevereiro de 2015