Décimo Festival de Cultura de Oeiras é oficialmente lançado

A Prefeitura de Oeiras lançou, na manhã da última sexta-feira (23), a programação oficial da décima edição do Festival de Cultura do município, que este ano homenageia o professor e fotógrafo Gerardo Helcias. Na ocasião também foi lançado a terceira edição da FLOR – Feira Literária de Oeiras; e da X Feira Gastronômica. O evento corre nos dias 13 e 14 de novembro e deve trazer à cidade atrações nacionais, regionais e locais.

O Festival de Cultura de Oeiras é um dos mais tradicionais eventos no calendário cultural do estado do Piauí e este ano completa dez anos. Para o Prefeito Lukano Sá, esse evento é um dos momentos mais oportunos para externar a sensibilidade artística da cidade, que é marcada pela tradição musical e literária.

Para esse ano, em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Oeiras traz mais uma vez como atração nacional o músico e compositor Geraldo Azevedo, que em outra ocasião abrilhantou o evento. Outro nome nacional que deve subir ao palco do X Festival de Cultura de Oeiras é o mineiro Vander Lee, renomado nome da nova geração de músicos brasileiros.

Para completar a programação cultural, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, citou nomes regionais como Roraima, mas focou sua fala nos artistas da terra. Esse ano o festival dará oportunidade para aqueles que nunca mostraram seus trabalhos em edições passadas. Dessa forma, representarão a cidade de Oeiras a banda de pop rock “Ciclo 5” e a de forró pé de serra “Gibão de Griff”.

“Oeiras é uma cidade de muitos artistas. Mesmo diante da realidade econômica vivida pelo nosso país, a gestão do Prefeito Lukano Sá não poderia se furtar de realizar esse grande evento. Oeiras merece, o povo de nossa cidade tem intimidade com esse tipo de evento, esse é o nosso diferencial”, destacou Stefano Ferreira.

Na ocasião, a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, lançou a III FLOR – Feira Literária de Oeiras, que esse ano homenageia o cartunista e escritor Maurício de Sousa. De acordo com Tiana, desde o início do ano letivo as escolas da Rede Municipal de Ensino estão trabalhando este autor, onde os alunos puderam adentrar no universo mágico dos gibis.

O evento foi encerrado com o pronunciamento da secretária municipal de Industria e Comércio, Carla Martins, que expôs as ações que serão realizadas durante o Festival de Cultura. Dentre elas, a Feira de Artesanato, que trabalhará ícones culturais e religiosos da cidade, além da Feira Gastronômica, que trará este ano pratos especiais para os apreciadores de uma boa gastronomia.

A Prefeitura de Oeiras busca, por meio desses eventos, estimular o turismo e criar divisas financeiras para o município. A gestão do Prefeito Lukano Sá tem buscado dinamizar a cultura da cidade, oportunizando aos grupos culturais a oportunidade de terem sua devida visibilidade.

PROGRAMAÇÃO: Festival de Cultura + Feira Literária e Oeiras 2015

cartaz X FESTIVAL A3 low