Prefeitura de Oeiras abre cursos para crianças e adolescentes na Praça da Juventude

A Prefeitura de Oeiras, através das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Juventude, irá ofertar os cursos de balé, hip hop e de informática nas dependências da Praça da Juventude Doutor Darcy Ribeiro. As inscrições iniciam no próximo dia 23 de fevereiro e seguem até o dia 2 de março, sendo que as de informática podem ser efetuadas até o dia 6.

O propósito dos cursos é dinamizar a rotina de crianças e adolescentes. Quanto às vagas, 50% serão destinadas aos jovens que residem nos Bairros Canela e Pedreira, e a outra metade será destinada para a comunidade em geral. As inscrições podem ser realizadas junto ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

As turmas terão um número limitado de alunos, sendo no máximo 30 vagas por modalidade. As aulas serão ministradas duas vezes por semana, podendo ser no turno da manhã ou da tarde. Para efetuar as inscrições é preciso que o responsável esteja munido com os documentos da criança ou do adolescente, além de comprovar que o mesmo esteja frequentando a escola.

O curso de Balé será ministrado pela bailarina Ysnaia Felix, que já vem desenvolvendo esse trabalho em outras instituições e o curso de Hip Hop será feito pelo B.Boy Alex Júnior, que atua nessa área a alguns anos e terá o propósito de incentivar esses adolescentes a formarem novos grupos culturais na cidade. Já o curso de Informática será ministrado pelo professor Amon Lima e será voltado para aqueles que desejam aprender corretamente como utilizar o computador e também para aqueles que desejam aprimorar ou testar seus conhecimentos de informática básica e avançada.

Para o secretário municipal da Juventude, Nestor Júnior, este tipo de ação busca dar mais qualidade ao cotidiano dos jovens oeirenses, visto que pela falta de ocupações terminam por se envolverem com o mundo das drogas e da criminalidade.

“Desde o início da gestão do Prefeito Lukano Sá sempre buscamos como metodologia ofertar cursos e programações educativas que visam atrair os jovens para o espaço da Praça da Juventude, com o intuito de se envolverem com as mais variadas atividades. Desta vez estamos ofertando três cursos, que objetivam tirar esses jovens da ociosidade, onde desprovidos de ocupação terminam se envolvendo com drogas e outras mazelas sócias. Destinaremos parte dessas vagas aos jovens do Bairro Canela, por entendermos que é uma área de vulnerabilidade social. Com devida participação nesses cursos, principalmente o de hip hop, iremos provocar neles a possibilidade da criação de mais um novo grupo cultural na cidade”, pontuou o secretário.

Cartaz Hip Hop - Ballet - Quadrilha - Dança de Rua site