Solar das 12 Janelas recebe exposição “Experimentalhaço”

A Prefeitura Municipal de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura de Oeiras, está realizando desde as festividades da nona edição do Festival de Cultura da cidade, a exposição “Experimentalhaço” do jornalista oeirense Jader Damasceno, que também é roteirista do documentário “O Canto”, onde faz uma abordagem sobre a tradição nordestina das carpideiras.

A exposição que está no Solar das 12 Janelas é um sucesso desde o seu lançamento, recebendo inúmeros visitantes, dentre eles a comitiva do governado eleito este ano, Wellington Dias, que na ocasião estava acompanhado pelo Prefeito Lukano Sá.

A exposição também está acompanhada de fotos experimentais do jornalista. São imagens que chamam a atenção pela forte sensibilidade do fotografo. Mas o grande foco da exposição são as telas que colocam o palhaço como evidencia.

Para o secretario Stefano Ferreira, Jader damasceno é um oeirense é um dos grandes talentos da nova geração das artes visuais piauienses visto que ele trabalha com muitas linguagens. O jornalista é formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), e é a segunda vez que tem seus trabalhos expostos em Oeiras e sempre é muito bem recebido pelos seus conterrâneos.

“A receptividade foi a melhor possível não só entre os conterrâneos mais também com todos os demais visitantes do Festival e da FLOR. Recebi muitos elogios e críticas, por outro lado senti o termômetro de um trabalho novo e com características que eu ainda não tinha usado, ou melhor, ousado. Queria ressaltar a importância de trabalhos como os meus e o apoio por parte da Prefeitura para o incentivo e fomento de trabalhos de filhos da terra. Quando sai de Oeiras prometi que tudo que eu produzisse independente de apoio levaria para Oeiras, sempre quis mostrar que é possível sair para o mundo e produzir com qualidade e retornar a sua origens. Você pode beber da arte de todos os lugares mais a de sua origem é sempre especial”, frisou o Jader Damasceno.

De acordo com o artista, cada tela tem um pouco de sua oeirensidade, que expõem nas cores a alegria e uma mensagem social. Jader Damasceno diz que colocou na tela o seu lado mais pueril para passar a mensagem desse artista circense que tanto alegra o povo em cada lugar que passa.

“Na verdade eu não tenho aquele incide criativo. quando recebi o convite fiquei muito feliz e já tinha croquis e ideias de uma exposição pré-concebida faltava um motivo para dar início à produção. Meu último período foi muito corrido graças à conclusão do curso em que sou formado e sendo assim não tive tempo de pintar, mas o convite revigorou esse projeto que já estava na agulha. Nunca fui fã de palhaço pelo contrário, sempre gostei de circo e de pintar palhaço pela possibilidade de cores, formas, contextos etc. Quando eu pensei em aceitar o convite veio logo à mente levar um trabalho de alta qualidade com ideias novas. Exemplo o 3D nas telas, e lúdico; e assim se fez Expermentalhaço”, explicou.

A Prefeitura Municipal de Oeiras durante a gestão do Prefeito Lukano Sá vem patrocinando esse tipo de exposição no intuito de aproximar a população a novas linguagens artística.