CREAS Oeiras presta assistência a crianças que sofreram violência

A Prefeitura de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) vem trabalhando no objetivo de atender, através de seus serviços continuados de Proteção Social Especial, indivíduos e famílias com direitos violados, em situação de vulnerabilidade e em risco social, procurando interromper o ciclo de violência e na busca pela penalização dos agressores.

Uma das últimas ações deste departamento se deu no dia 11 de março quando em parceria com o Conselho Tutelar do município, realizou visita domiciliar nas residências de duas crianças de seis e oito anos, vítimas de abuso sexual. Vítimas de um caso que passou a ganhar repercussão na última sexta-feira (20), quando os meios de comunicação passaram a divulgar a agressão.

As crianças e suas famílias estão tendo acompanhamento psicológico sede do CREAS. Além do trabalho de suporte psicológico os profissionais também colheram informações detalhadas para serem inseridas no relatório que deve ser encaminhado ao Ministério Público.

O agressor foi preso pela polícia após as ações do Conselho Tutelar e CREAS. As vítimas e suas famílias permanecem sendo acompanhadas, assim como a família do agressor, através de atendimentos em grupo e individuais, atendimentos psicológicos e visitas domiciliares.

Para coordenador do CREAS/Oeiras, Adaljerry Ferreira, as ações que vem sendo desenvolvidas por este departamento têm contribuído para a prevenção de agravamentos e potencializarão de recursos para o enfrentamento de situações que envolvam risco pessoal, social, violência, fragilização e rompimento de vínculos familiares, comunitários e/ou sociais.

“Temos trabalhado no sentido de garantir o bem estar social da população. A equipe sempre que é acionada, procura fazer intervenções diretivas junto à família com intuito de conhecer toda a situação envolvida. A equipe mantém contato com a Secretaria de Saúde, Conselho Tutelar e encaminhamos, de acordo com a gravidade do caso, para o Ministério Público, para que assim, as providências jurídicas possam ser tomadas”, destacou o coordenador.

Atualmente o CREAS/Oeiras é composto de multiprofissionais (Pedagogo, Psicóloga e Assistente Social), que oferecem atendimentos gratuitamente e realizam visitas domiciliares. Dentre as ações de maior proporção estão as campanhas de proteção a criança e o adolescente contra abusos sexuais, por esse motivo estão sempre realizando palestras em instituições na garantia de sanar este problema social.

Por meio destas ações a gestão do prefeito Lukano Sá buscar garantir o atendimento a indivíduos com direitos violados e vínculos familiares e comunitários. Dando acesso a serviços que possibilitam a participação de todos os cidadãos às políticas públicas sociais.