Outubro Rosa: Saúde oferece exames de mamografia em Oeiras

A partir desta terça-feira, 24, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), vai oferecer exames gratuitos de mamografia para a população. Para ter acesso aos exames, as mulheres serão avaliadas pelos médicos e enfermeiros que compõem as equipes de Estratégia Saúde da Família do município.

“As mulheres terão acesso a este serviço após avaliações criteriosas realizadas pelos médicos e enfermeiros que compõem as equipes de Estratégia Saúde da Família de cada área do município, tanto da zona urbana como da zona rural. De cada área, serão selecionadas 15 mulheres que apresentarem os casos mais urgentes, oportunizando assim um combate mais eficiente e rápido ao câncer de mama”, explica a coordenadora de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Semusa, Alexsandra Fontes, informando que a ação faz parte da campanha Outubro Rosa.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que este serviço é cadastrado e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município, através de convênio com uma clínica privada. Entretanto, desde novembro de 2016, o serviço está indisponível, por conta de problemas técnicos no equipamento de mamografia.  “O problema já é de conhecimento da área técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Estamos aguardando um parecer em relação a esta situação do serviço, a contemplar não apenas o município de Oeiras, mas o Território Vale do Canindé, que até então encontra-se com o serviço prejudicado”, argumenta Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde.

Sensível a necessidade da realização do exame pela população, a Administração Municipal decidiu oferecer o serviço, em caráter especial, por conta da campanha Outubro Rosa. Além disso, durante todo o mês de outubro estão sendo realizadas diversas atividades pelas equipes da Saúde da Família, entre elas: coleta para prevenção do câncer de útero, rodas de conversas, avaliação clínica das mamas e a distribuição de sais de ervas com efeito antioxidante, que auxiliam na prevenção do câncer de mama.

“A melhor forma de prevenção para qualquer tipo de câncer – seja de mama, útero e outros – é adotar hábitos de vida saudáveis. O município, através da Secretaria Municipal de Saúde, mantém diversos grupos focados na melhora da qualidade vida. Toda a população é convidada a conhecer e integrar um dos nossos grupos, tanto na zona urbana quanto na rural”, finaliza a coordenadora.