Oeiras reforça ações de combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), reforça, durante toda esta semana, as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Nesta terça-feira, 24, haverá um mutirão de conscientização e limpeza no Bairro Canela. Na ação, que está dentro da Semana Nacional de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti, estarão envolvidos agentes de endemias e profissionais das secretarias municipais de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, Assistência Social e Educação.

Planejada pelo Ministério da Saúde, a semana de mobilização tem o objetivo de alertar a população sobre a importância de combater o mosquito Aedes, antes do período chuvoso, que facilita a reprodução do vetor.

Na quinta-feira, 26, as atividades acontecem no bairro Rodagem de Picos. A Secretaria Municipal de Saúde destaca que as ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti são realizadas rotineiramente em Oeiras, durante todo o ano.

Dentro da semana de mobilização, que acontece de 23 a 27, a Semusa desenvolve também uma estratégia para garantir que crianças, jovens e adultos tenham acesso ao Cartão Nacional de Saúde, ferramenta importante na qualificação do acompanhamento das condições de saúde das pessoas ao longo do tempo, e nos diferentes pontos da rede de atenção à saúde. Os cartões podem ser feitos na sede provisória da Semusa, na Rua Brigadeiro Manoel Clementino, Centro Histórico, por trás da Galeria do Divino.