Prefeitura de Oeiras organiza eventos do Selo UNICEF e ações estratégicas

Foi realizando nesta última quarta-feira (22), na cidade de Oeiras, o II Fórum Comunitário do Selo UNICEF e a Feira das Ações Estratégicas Edição 2013-2016. O evento ocorreu no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes e contou com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Oeiras juntamente com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e a Comissão Inter Setorial Pró-Selo Unicef.

O objetivo do II Fórum Comunitário foi mostrar aos participantes os avanços obtidos, através dos indicadores nas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e Esporte, com participação ativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDMDA) e do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

O fórum aconteceu em dois momentos: a Feira De Ações Estratégicas, onde foram expostas cinco ações estratégicas de participação social desenvolvidas pelo município; e em seguida a Assembleia do Fórum, que contou com a participação de autoridades e representantes de organização sociais envolvidas na preservação dos direitos da criança e do adolescente.

Na ocasião, o Prefeito Lukano Sá foi representado pelo Secretário Municipal de Cultura, Stefano Ferreira, que externou o quanto é importante a realização e valorização de políticas públicas que proporcionam o bem-estar social da população. ”É importante reafirmarmos o nosso compromisso com a valorização das políticas públicas, pois é por meio delas que se pode garantir entre tantas outras estratégias a melhoria da qualidade de vida para a população”, destacou Stefano Ferreira.

A articuladora do Selo Unicef, a professora Audene Sá, agradeceu o apoio e a dedicação de todos os envolvidos na articulação do Selo e, principalmente, ao Prefeito, que continua com a sua visão prioritária nas ações e políticas públicas desenvolvidas nas áreas da infância e adolescência.

Após o fórum, o mediador do UNICEF, Ecio de Carvalho Lopes, visitou o CMDCA e o Conselho Tutelar para averiguação do questionário respondido pelos beneficiados desses órgãos e enviado para a plataforma Crescendo Juntos.

O Selo Unicef é uma metodologia que tem como base a mobilização social, o desenvolvimento de capacidades e o monitoramento das políticas públicas implementadas. É um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.