Oeiras homenageia Gerardo Helcias em seus eventos culturais de 2015

Desde o início da gestão do Prefeito Lukano Sá uma referência cultural da cidade vem sendo escolhida anualmente para ser homenageada durante os eventos e festividades oeirenses. Para 2015, o escolhido foi o professor Gerardo Helcias, quem em vida além de professor foi um grande entusiasta da fotografia. A programação do Ano Cultural Gerardo Helcias terá inicio com o Circuito Cultural da Semana Santa da cidade, que será realizada do dia 26 de março a 05 de abril.

O Gerardo Helcias era natural de Pilões, povoado de Santana do Acaraú no estado do Ceará. Chegou a Oeiras na década de 50 a convite do então bispo diocesano, Dom Expedito Lopes, para trabalhar no Ginásio Municipal de Oeiras. O professor contribuiu significativamente com a educação da cidade, onde também se destacou na música e principalmente na fotografia, grande paixão de sua vida.

Por se tratar de uma linguagem moderna e com grande aceitação social, devido às novas tecnologias, a fotografia será o grade mote para os eventos culturais a serem realizados no transcorrer deste ano. Para dar início as comemorações do “Ano Professor Gerardo Helcias”, na próxima quinta-feira (26), será fixada uma placa na fachada da residência em que morou e a noite no Solar das 12 Janelas, será aberta oficialmente a exposição “Uma Vida em Retratos”, do professor Gerardo Helcias. Esta exposição ficara disponível o ano todo, devendo também ser levada para zona rural durante as ações do projeto Prefeitura Itinerante.

As ações em tornos da fotografia serão devolvidas pela Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), ao longo do ano. Logo após a Semana Santa está previsto a realização de oficinas, palestras e whoshops, que serão ministradas em parcerias com outras instituições, dentre elas o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico nacional (IPHAN), que enviará um técnico para ministrar palestra sobre a importância da foto com um registro documental. Estes eventos terão com público alvo amantes da fotografia, estudantes e professores.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Stefano Ferreira, ainda está programado em comemoração ao “Ano Professor Gerardo Helcias” um safári fotográfico urbano, onde as fotos selecionadas serão expostas numa mostra iconográfica durante a décima edição do Festival de Cultura de Oeiras, este ano.

“Desde 2013 o Prefeito Lukano Sá escolhe uma personalidade ou entidade de referência na área cultural para homenagear, promovendo durante o ano ações ligadas ao trabalho do nome escolhido. Em 2013, o foco foi na questão patrimonial, sendo o Museu de Artes Sacra (MAS) homenageado. No ano de 2014 a homenagem foi para o escritor O.G Rêgo de Carvalho, contemplando a área literária. Este ano foi escolhido o professor Gerardo Helcias, pela contribuição que deu a nossa terra na área da fotografia e da música. O professor Gerardo trabalhou por muitos anos Ginásio Municipal, na Escola Normal e além de registar o cotidiano da cidade, promovia projeções únicas das imagens. Na verdade ele já trabalhava com as linguagens do áudio visual em uma época aonde não existiam ainda tantas ferramentas tecnológicas, contribuindo para a preservação da memória da cidade”, destacou o secretário.

ano professor gerardo helcias post b 600px