Professores e coordenadores participam de formação do Programa Brasil Alfabetizado

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretária Municipal de Educação (SEMED), está realizando a formação inicial do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O evento que tem como público alvo professores e coordenadores, que farão parte do projeto no município, está sendo ministrado no auditório da SEMED, entre os dias 23 e 25, das 8h às 18h.

O Programa Brasil Alfabetizado tem o objetivo de contribuir para a universalização do Ensino Fundamental, promovendo apoio e ações de alfabetização de jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos. Segundo a gestora local do PBA, Edirlane de Moura Rocha, a procura foi bem significativa esse ano. Ainda de acordo com Edirlane de Moura Rocha, foram realizadas aproximadamente 450 matriculados, sendo possível a formação de 42 duas turmas no total, 17 na zona urbana e 25 na zona rural.

“Com este programa nós da Secretaria Municipal de Educação buscamos consolidar um conjunto de práticas educativas através da formação inicial de alfabetizadores e coordenadores de turmas, desejando assim, superar a tríade: analfabetismo, pobreza e exclusão, que impacta o nosso país e consequentemente o nosso município”, destacou a gestora.

O evento foi organizado em seis momentos especifico, onde serão ministradas cinco oficinas e por fim, será realizado o planejamento das ações para serem desenvolvidas nas salas de aula. A realização deste encontro fomenta  a capacitação dos alfabetizadores e coordenadores de turmas, para que possam desenvolver um trabalho eficaz durante os oito meses do Programa.

Veja a programação:

Segunda-feira (23):
Manhã: Resolução Nº 2 de 1º de junho de 2011 Sobre a educação de Jovens de Adultos no Brasil, além de suas concepções metodológicas. Ministrada Pela professora Remédios Santos.
Tarde: Processo sócio-histórico-cultural de Humanização, cidadania e o mundo do trabalho, segundo as concepções de Paulo Freire – Vygotsky. Ministrada pela Professora Zenailde Dantas.

Terça-feira (24):
Manhã: Aprendizagem da matemática na alfabetização de jovens, adultos e idosos; importância da matemática e matemática no cotidiano; função social da leitura e da escrita matemática. Ministrada Pela professora Sandra Salvador.
Tarde: metodologia de formação de leitores e mediadores de leitura, práticas sociais da leitura: construção da linguagem oral e escrita na alfabetização de jovens, adultos e idosos. Ministrada pela professora Bemária.

Quarta-feira (25):
Manhã: Como os alfabetizadores e alfabetizandos ensinam e aprendem; registros e avaliações de aprendizagem: mudança na vida dos sujeitos após o processo de alfabetização. Ministrado pela professora Edirlane de Moura Rocha.
Tarde: Planejamento, avaliação e informações gerais.