Secretaria Municipal de Saúde lança projeto Vigilância Itinerante em Oeiras

Promover ações capazes de eliminar, reduzir e prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes da produção, circulação de bens e da prestação de serviços, em Oeiras. Estes são os objetivos do projeto Vigilância Itinerante, lançado nesta terça-feira, 22, pela Secretaria Municipal de Saúde.

O lançamento aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Canela, primeiro bairro a receber as ações do projeto. Segundo a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, a iniciativa será levada a outras comunidades. “Essa é uma proposta nova, que tem a finalidade de aproximar as ações da Vigilância Sanitária dos bairros, além esclarecer a população sobre as atribuições da vigilância, para que ela possa buscar esse serviço”, argumenta a secretária.

A secretária explica que o Vigilância Itinerante atende de forma descentralizada as demandas de cada bairro. “Orientamos, capacitamos e esclarecemos a população e a partir daí vamos trabalhar o processo de promoção da saúde. Nosso foco maior é sair do espaço da secretaria e nos aproximarmos da população. Com essa ação, as equipes da Vigilância Sanitária vão percorrer todos os estabelecimentos do bairro que necessitem de fiscalização – supermercados, salão de cabeleireiro, drogarias, frigoríficos, bares, entre outros”, completa Auridene Freitas.

Até outubro, projeto vai percorrer mais sete bairros – Várzea, Oeiras Nova, Rosário, Centro (Unidade Básica de Saúde Dr. Pedro Barbosa), Rodagem de Picos, Rodagem de Floriano e Jureminha.

Nesta quinta-feira, 24, consolidando as ações do projeto no Canela, a Vigilância Sanitária realiza um bate-papo educativo com os proprietários de estabelecimentos comerciais do bairro.