Pré-conferências preparam população de Oeiras para a V Conferência Municipal de Saúde

Estão sendo realizadas pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, as pré-conferências municipais de Saúde. Esses encontros estão acontecendo tanto na zona urbana como na zona rural, oportunidades em que há o levantamento de propostas e eleição dos delegados que terão direito ao voto na V Conferência Municipal de Saúde, que irá acontecer no mês de julho.

Toda a população pode participar e, para tornar isso possível, as pré-conferências foram marcadas em diversas regiões da cidade.  Já foi realizada com êxito a pré conferência da região do bairro Canela, que reuniu mais de 100 pessoas. Na ocasião estiveram presentes o coordenador administrativo, Lemontier Martins; a coordenadora do Hiperdia, Vanessa Reinaldo; a coordenadora de imunização, Geórgia Salanne; a coordenadora do Samu, Naila Roberta; e a representante do Conselho Municipal de Saúde, Albina Brandão.

Também já foi realizada a pré-conferência de saúde do povoado Buriti do Canto, que foi articulada pela equipe de saúde que presta assistência àquela região: a enfermeira Zaíra Cavalcante; o médico Ícaro; e a agente comunitária de saúde Marinele. O evento foi conduzido pelo coordenadores e enfermeiros Miguel Ribeiro e Geórgia Salanne. Mais de 50 pessoas participaram da reunião, discutindo e propondo melhorias para a região.

Na zona urbana, o bairro Oeiras Nova foi outro contemplado com a pré-conferencia de saúde. A reunião foi realizada no auditório da sede do Encontro de Casais com Cristo (ECC), com mais de 50 participantes. Para que a reunião acontecesse houve toda uma mobilização por parte da equipe Estratégia Saúde da Família daquele Bairro, que tem como coordenadora a enfermeira Vanessa Reinaldo, com apoio fundamental dos agentes comunitários de saúde. Atuaram como apoiadores o enfermeiro Miguel Ângelo e a nutricionista Érica Moura.

As propostas registradas escolhidas em cada região durante as pré-conferências representarão as comunidades na V Conferência Municipal de Saúde, prevista para os dias 08 e 09 de julho.  Além dos delegados escolhidos entre os participantes, também serão escolhidos os delegados que representarão os funcionários e entidades de classe da área de saúde e representantes de gestores e prestadores de serviço.