Agenda do Governo em Oeiras tem inaugurações e homenagens; veja programação

Em alusão ao 194º aniversário de adesão do Piauí à independência do Brasil, o governador Wellington Dias visita nesta segunda-feira, 23 de janeiro, a cidade de Oeiras. Na ocasião, Dias outorga ordem estadual do Mérito Renascença do Piauí, entrega unidades habitacionais, autoriza pesquisas científicas e inaugura obras na área da saúde e cultura.

Em sessão solene da Assembleia Legislativa, na Câmara Municipal de Oeiras, a agenda do governo contempla ainda entrega de medalha do Mérito Legislativo, seguida de palestra com a membro da Academia Piauiense de Letras, professor Doutor Fonseca Neto.

No dia 24, o governador Wellington Dias participa da solenidade de outorga de ordem estadual do Mérito Renascença do Piauí. O evento reconhece oficialmente a contribuição diversos piauienses para o progresso do Estado e condecora os escolhidos por meio de comendas. Em Oeiras, a solenidade acontece, às 11h, no Cine Teatro de Oeiras.

Moradia
No início da manhã do dia 23, Wellington inaugura unidades habitacionais beneficiando 35 famílias do município contempladas com imóveis do Programa Semeando Moradia em colaboração com a Carta de Crédito FGTS. Ao final do projeto, serão concluídas 95 casas no Conjunto Habitacional Wellington Gonzaga. O empreendimento é resultado de uma parceria entre Agência de Desenvolvimento Habitacional, Caixa e Prefeitura de Oeiras e tem um investimento de R$1.330.000. O conjunto possui casas com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externo.

Universidade e ciência
Na viagem ao interior, Dias visita as obras do campus Professor Possidônio Queiroz, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Na visita será autorizada, via Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a implantação de pavimentação asfáltica nas vias de acesso do campus.

A nova sede da UESPI em Oeiras contará com três blocos. Nessa primeira etapa, já autorizada, serão construídos dois blocos, sendo um administrativo, com auditório, e o outro com salas de aula, laboratórios e áreas de convivência. A obra dos dois blocos iniciais está orçada em R$ 4.590.094,62. O valor é oriundo de operação de crédito firmada pelo governo do estado junto ao Banco Mundial.

No ramo da pesquisa científica, o governo do Estado vai outorgar projetos aprovados no Programa de Fomento à Popularização da Ciência. A seleção foi através de edital lançado pela Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) que aprovou 19 projetos de pesquisa, sendo seis deles no município de Oeiras. O objetivo do Programa é despertar a vocação para os campos das ciências e das carreiras tecnológicas através do desenvolvimento dos projetos de pesquisa, a fim de incentivar talentos potenciais entre estudantes da Educação Básica e Profissionalizante da Rede Pública de Ensino do Piauí. O valor global do programa é de R$ 100 mil.

Oftalmologia e novos leitos de UTI
Na área da saúde, o governador Wellington Dias e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Francisco Costa, implantam na segunda-feira (23), o consultório oftalmológico do Hospital Regional Deolindo Couto. A prestação do serviço será semanal e deve atender toda a região do Vale do Canindé. Além disso, o hospital recebe 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta.

História e cultura
Na noite do dia 23, é a vez da inauguração da restauração do relógio e da instalação de lustres da igreja de Nossa Senhora da Vitória, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina. As ações são coordenadas pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Em seguida o governo visita as instalações do Instituto Histórico de Oeiras, na Casa das 12 Janelas.

Na vertente cultural, Dias lança, às 19h20, no Sobrado major Selemérico, a programação do tricentenário de municipalização de Oeiras e o selo comemorativo dos 300 anos do município. Participam dessas solenidades os Novos Bandolins e os Congos de Oeiras.

Desenvolvimento no campo
Dias também participa de solenidade de termos de cooperação para repasse de recursos do Projeto Viva Semiárido e capacitação de 80 representantes de associações com projetos aprovados pela iniciativa. Na ocasião serão entregues sete veículos para o projeto e distribuídas 5 toneladas de sementes de milho e mais de 8 toneladas de semente de feijão. Também serão disponibilizados para a agricultura familiar 30 mil mudas de caju e 100 mil raquetes de palma forrageira.

Mérito Renascença
Confira as personalidades que receberão as comendas em Oeiras:

GRAU CAVALEIRO
Cícero Simplício da Silva