Prefeitura de Oeiras participa de reunião estadual do programa Mais Médicos

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, participou da reunião estadual do programa Mais Médicos, realizada na cidade de Teresina nesta última quarta-feira (21). Na ocasião a secretária Municipal de Saúde, Auridene Freitas, além de representar o município de Oeiras, também representou o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (CONSEMS/PI), onde a mesma é atualmente vice–presidente.

A reunião teve como objetivo a apresentação dos novos editais de adesão do projeto, bem como sanar qualquer dúvida existente relacionada aos procedimentos necessários para efetivar o processo de adesão e as obrigações previstas para os participantes. Ao todo, no Estado do Piauí, foram selecionados 31 municípios para participar dessa nova etapa do programa.

“O programa Mais Médicos está garantindo efetivamente mais acesso e mais humanização no atendimento no município de Oeiras. Na reunião foi exposto que esses profissionais irão permanecer mais tempo conosco, o que viabilizará uma segurança maior na nossa equipe, proporcionando mais qualidade à saúde pública do município. Esse Programa viabiliza ainda que estes médicos possam desenvolver projetos de intervenção e a partir deles possam obter um diagnóstico mais preciso.

Por exemplo, temos áreas que existem muitos hipertensos, então é feito todo um levantamento criterioso e por fim sempre se consegue alcançar um resultado impactante, provocando uma melhoria da saúde desses pacientes”, destacou Auridene Freitas.

O Programa Mais Médicos vem contribuindo de maneira significativa para a qualidade da saúde básica do município de Oeiras, proporcionando à população uma maior cobertura nas ações de prevenção e promoção à saúde, como maior cobertura ao pré-natal e ampliação do acesso à consulta. Tudo isso representa avanços que impactam na assistência à saúde da população, sobretudo daqueles que vivem em áreas de vulnerabilidade social.

Na ocasião estiveram presentes o secretário Estadual de Saúde, Francisco Costa, representantes do Ministério da Saúde, coordenadores e tutores do programa Mais Médicos no Piauí e membros do COSEMS/PI.