Plano de Mobilização Social pela Educação é reforçado durante evento em Oeiras

O prefeito Lukano Sá esteve presente nesta sexta-feira (23) no último dia da I Formação Continuada de Gestores de 2015 de Oeiras. Na ocasião, que contou com a presença da coordenadora do Plano de Mobilização Social pela Educação, Ivonete Santos, foram apresentadas as orientações do Plano, realizado pelo Ministério da Educação, aos diretores e coordenadores da rede municipal de ensino.

No espaço, além de dicas para sua implantação junto a diversos públicos, também foram apresentados os fundamentos da interação família-escola-comunidade. A prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação, está participando da Mobilização Social da Educação realizado pelo Ministério da Educação. No município de Oeiras esta ação já vem sedo realizada desde a Feira Literária de Oeiras (Flor), devendo ser reforçado como uma das principais propostas a serem efetuadas em 2015.

O Plano de Mobilização Social pela Educação é um chamado à sociedade para se articular pela melhoria da qualidade da educação brasileira. O plano oferece orientações às lideranças sociais para a realização de ações que tenham como objetivo garantir o direito de aprender a todos e a cada um dos brasileiros.

O município de Oeiras é o primeiro do interior do Piauí a iniciar o Plano de Mobilização Social pela Educação. Para a secretária Municipal de Educação, Tiana Tapety, as ações desenvolvidas durante as atividades de mobilização devem repercutir para o público alvo a conscientização sobre o compromisso coletivo e individual pertinente à reivindicação por uma educação de qualidade e eficiente.

“Esta ação é de fundamental importância para garantir uma educação pública com uma qualidade cada vez maior, visto que a educação não é só responsabilidade dos governantes, mas sobretudo da família”, destacou a secretária.

Segundo a coordenadora do Plano de Mobilização Social pela Educação, Ivonete Santos, a concretização do objetivo dessa ação só será viável mediante a uma articulação envolvendo escolas, famílias, órgãos e conselhos, no sentido de se fazer uma rede integrada de proteção em torno das crianças e adolescentes.

“A proposta do Plano de Mobilização Social pela Educação é de certo modo envolver todas as lideranças sociais e principalmente a família. Em Oeiras estamos discutindo com gestores e conselhos para que consigamos atingir esse objetivo. O mais interessante é que este pontapé já tenha sido dado desde o ano passado. Senti firmeza na fala do Prefeito Lukano Sá, que reforçou a importância da política de mobilização entorno da educação, assim juntos podemos atrair cada vez mais a família para dentro da escola, para fazermos uma educação melhor, uma vez que todos devem participar”, apontou Ivonete Santos.

A gestão do Prefeito Lukano Sá buscará durante esse ano expandir o Plano de Mobilização Social na Educação e, como consequência, contribuir com a aproximação entre a comunidade e a escola, por meio da realização de campanhas de conscientização e do incentivo à adesão ao trabalho voluntário.