Alunos de Oeiras se destacam em competições de jiu-jítsu

A gestão do prefeito Lukano Sá vem ao longo dos anos investindo nas mais variadas modalidades de esporte como mecanismo para dinamizar o cotidiano, sobretudo da juventude do município. Dentre essas modalidades ofertadas tem se destacado o jiu-jítsu. No último sábado (17) a delegação de Oeiras participou da Copa Orions Nova União na cidade de Picos-Pi, que contou com a participação das principais escolas dessa arte marcial no Piauí. Representando a Primeira Capital foram ao todo 12 desportistas que conquistaram oito medalhas na competição.

Atualmente a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Esporte, mantém uma escolinha de jiu-jítsu, atendendo aproximadamente 70 alunos. Com a coordenação do Sensei Zacarias Júnior, os praticantes desta arte marcial de origem japonesa vem destacando os atletas de Oeiras em outras cidades.

Na competição em Picos foram premiados: Welson Cesar (medalha de ouro); Weliton Silvestre (medalha de ouro) Mauro Henrique (duas medalhas de prata, uma na categoria até 80kg e outra na modalidade todos os pesos); Renner França (medalha de prata na modalidade juvenil); Timóteo Cain (medalha de prata na categoria até 86 kg); Daniel Brandão (medalha de bronze) e Jilcimar de Carvalho (medalha de bronze).

Para o coordenador de lutas marciais, o sensei Zacarias Júnior, essa prática esportiva tem atraído muitas pessoas na cidade de Oeiras, devido às suas técnicas que priorizam a concentração e a disciplina.

“Desde que foi criada a escolinha de jiu-jítsu da Secretaria Municipal de Esporte o objetivo é obter o máximo de desempenho de cada um dos alunos. Procuramos criar desafios para que eles possam se superar, deixando claro pra eles que os seus limites são diferentes e que as suas vitórias são individuais. Eles não estão competindo entre si, estão treinando e evoluindo com a ajuda do time”, destacou o sensei Zacarias Júnior.

As atividades dessa modalidade são constantes, visto que é preciso estar sempre se exercitando. No final do ano passado foi realizado um torneio que reuniu 58 alunos apenas de Oeiras. As atividades desse ano retornam junto com o período letivo da rede municipal de ensino, previsto para o dia 4 de fevereiro.