Lukano Sá participa de reunião em comunidades sobre o SISAR

O Prefeito de Oeiras, Lukano Sá, participou na noite da última quarta-feira (21) de reuniões com os moradores das comunidades Morro Redondo e Buriti do Canto. Nesses dois encontros foram apresentadas alternativas técnicas e financeiras para levar abastecimento de água às comunidades rurais por meio do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR).

O programa beneficia pequenas comunidades e visa garantir o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pela companhia de forma autossustentável.  Atualmente, no município de Oeiras, quatro comunidades são beneficiadas com esse programa, dentre elas o Buriti do Rei há nove anos e, mais recente, a comunidade Contentamento. Segundo os responsáveis pelo gerenciamento do SISAR em Oeiras, a inadimplência é quase zero, sendo apenas de 0.40%, ficando claro o quanto a tarifa é acessível à população.

O SISAR é responsável ainda por administrar o patrimônio instalado pelo Programa de Saneamento Rural, incluindo bens físicos e financeiros que venham a receber do governo ou de particulares, bem como os recursos decorrentes das taxas pela prestação de serviços de saneamento.

Para o Prefeito Lukano Sá, o SISAR oportuniza à população o acesso a uma água de melhor qualidade, algo que nem sempre os gestores municipais podem oferecer à população devido à grande demanda, onde o orçamento não pode efetivar esses benefícios.

“Um dos grandes problemas de água no mundo é o gerenciamento, é preciso que haja o uso racional desse recurso. A implantação do SISAR, por conhecimento de causa, vem despertando na população rural o uso responsável da água. É preciso quebrarmos o hábito da dependência da população em determinados seguimentos. A adesão ao programa vai viabilizar à população, de maneira sustentável, o acesso à água tratada, resultando numa melhor qualidade de vida”, destacou Lukano Sá.

Um dos destaques do SISAR é o valor da conta paga, que é muito abaixo do valor normal cobrado por uma conta de água. Isso se deve porque a comunidade divide as despesas como energia elétrica e salário do operador da estação de tratamento e manutenção do SISAR.

Estiverem presentes nas reuniões o Secretário Estadual de Irrigação, B. Sá, o Secretário Municipal de Administração e Finanças, José Raimundo, o Chefe de Gabinete, Raimundo Cassino, e o Vereador Espedito Martins.