Praça de Eventos de Oeiras deve receber Ipês-rosa

A Prefeitura Municipal de Oeiras faz um trabalho constante de supervisão e manutenção do Centro Histórico da cidade, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e pensando na preservação desta riqueza arquitetônica a administração oeirense realizou um estudo ambiental das árvores que existiam na Praça de Eventos, que já apresentavam problemas.

Em posse do documento que comprovou que as seis árvores da espécie Mata Cachorro que existiam na praça apresentavam riscos iminentes ao conjunto arquitetônico do Centro Histórico, devido ao fato de estarem no final de sua vida e já apresentando vários parasitas, a Prefeitura solicitou a autorização do IPHAN para realizar a substituição das plantas.

Diante da necessidade comprovada com a licença ambiental e o relatório fotográfico devidamente formalizados, o IPHAN autorizou a substituição das seis árvores Mata Fome, espécie não nativa da região, por Ipês-rosa já com seis metros de altura, preservando assim o conjunto arquitetônico bem como a arborização e o sombreamento do local.

A única recomendação do IPHAN foi que houvesse um cuidado da administração oeirense durante a retirada das árvores antigas e o plantio dos Ipês-rosa. Os mesmos devendo ser feitos sem nenhum dano ou alteração a pavimentação e o desenho existente na área.

Apenas por este cuidado maior, as novas árvores não foram imediatamente plantadas. As raízes profundas das árvores Mata Cachorro devem passar por um cuidadoso processo de retirada para não haver nenhum prejuízo ao conjunto arquitetônico e até o mês de outubro os seis Ipês-rosa, já em fase adulta, devem ser plantados.

O prefeito Lukano Sá é um gestor preocupado com as questões ambientais e a necessidade de uma sociedade sustentável. Durante toda a sua administração o gestor tem prezado por projetos sensíveis à estas questões e nenhuma árvore foi cortada displicentemente.

Prova deste comprometimento são as ações de doação de mudas de diversas plantas, que vem sendo desenvolvidas durante toda a sua administração. Apenas no último sábado (20), 100 mudas de mangueira foram distribuídas no Povoado Várzea Tranqueira, durante as ações do projeto Prefeitura Itinerante.

Assim como também a preocupação em difundir questões ambientais entre os estudantes da cidade. No último dia 4 de setembro foi realizado um bate papo sobre a importância das plantas e da sustentabilidade com um grupo de alunos da educação infantil da Unidade Escola Paulo Freire durante visita a Praça da Juventude da cidade, localizada no bairro Canela. Na ocasião, mudas de manga foram doadas para os alunos, além de realizar o plantio de três mudas na própria Praça, para que as crianças observassem e aprendessem o processo desse plantio.