Estímulo à Cajucultura é tema de encontro em Oeiras

A secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Juvenal Souza, participou nesta quarta-feira, 21, de um encontro com produtores rurais e assentamentos e organizações assistência técnica e extensão rural. O objetivo do encontro é construir uma proposta de fortalecimento e estímulo à Cajucultura no município de Oeiras e cidade vizinhas.

O projeto é uma iniciativa do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater/PI) e Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí (Seplan), com o apoio da SEMA. “Nosso objetivo é inserir a cajucultura nos programas do Governo do Estado como potencial produtivo do Território Vale do Canindé, justificando ações, investimentos e até financiamentos para esta atividade. A exemplo disso, já temos o projeto do leite. Nossa perspectiva é que a cajucultura seja mais uma atividade que o governo possa financiar”, observa o secretário.

O projeto pretende articular e adequar as políticas públicas necessárias ao incremento do desenvolvimento de cadeias produtivas priorizadas no território Vale do Canindé, bem como unificar as estratégias de desenvolvimento territorial com as das câmaras setoriais, contemplando ações que fortaleçam o acesso ao crédito, a capacitação, a assistência técnica, a transferência de tecnologia, o apoio à comercialização e a implementação da infraestrutura de uso comum.