Escolas da zona rual de Oeiras recebem internet banda larga

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Governo Federal, está implantando nas escolas da zona rural do município os serviços de internet banda larga. Essa ação é proveniente do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO).

O programa educacional e tecnológico leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias. O PROINFO tem objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.

Para fazer parte do Proinfo Rural, o município deve seguir três passos: a adesão, firmada em Oeiras pela gestão do prefeito Lukano Sá desde o início de 2014; o cadastro e a seleção das escolas. A adesão é o compromisso do município com as diretrizes do programa, imprescindível para o recebimento dos laboratórios. Após esta etapa, existe a necessidade da realização do cadastro do prefeito no sistema do Governo Federal, que permitirá o próximo passo, a inclusão das escolas no Proinfo.

Na cidade de Oeiras já foram contempladas 44 escolas municipais da zona rural, o que vai oportunizar a inclusão de alunos e professores no universo digital. A apropriação dessa ferramenta no processo de ensino e aprendizagem tem surtido efeitos positivos, facilitando o ensino.

Para a coordenadora de projetos e programas da SEMED, Remédios Santos, o PROINFO tem contribuído com o processo de aprendizagem, uma vez que favorece aos alunos da zona rural, que devido à distancia da zona urbana não dispõem dos serviços de banda larga para conectarem à internet, ferramenta cada vez mais utilizada na aquisição de conhecimento.

“É um programa de suma importância para qualidade da educação, fazer uso dessas novas tecnologias é um mecanismo para tornar as aulas mais dinâmicas. Esse programa é uma parceria que temos com o Governo Federal. Nossa contrapartida é efetivada quando disponibilizamos os recursos humanos e o espaço físico para a instalação desses laboratórios. É um programa super eficiente que possibilita ainda que os professores possam fazer cursos. Quem ganha com isso é a educação, que passa a ter mais estrutura e qualidade”, afirmou a coordenadora.