Projeto Hora do Conto influencia novos leitores em Oeiras

A Biblioteca Municipal de Oeiras não para de criar ações que visam proporcionar a leitura. Desta vez foi realizado, na última quarta-feira (19), com o apoio da Prefeitura Municipal de Oeiras, o projeto Hora do Conto, com alunos da Escola Municipal Girassol. A ideia é, por meio de textos agradáveis, criar o prazer da leitura de forma que o livro faça parte da vida do aluno não só durante as aulas.

O projeto Hora do Conto é voltado fundamentalmente para a criação de novos leitores, ampliação do conhecimento e do aprendizado com base na literatura e nas mais variadas fontes de informação, intensificando, principalmente nas crianças e jovens, o processo de autodescoberta e a conquista de bens culturais, a partir das experiências narradas/vivenciadas pelos personagens.

Para Carminha Rodrigues, responsável pelo projeto, essas ações têm atraído muitos leitores e despertado em muitos a necessidade de praticar a leitura. Essas atividades são oferecidas gratuitamente, o que vai ao encontro da proposta da Biblioteca de democratizar o acesso ao conhecimento para a comunidade.

“Foi um momento de extrema riqueza. Não tínhamos ideia da grandiosidade dessa ação. Momentos mais tarde recebemos na Biblioteca a visita de uma mãe e sua filha. E para minha surpresa, era uma das crianças que acabara de participar da Hora do Conto. A mãe veio a pedido da filha, que queria mostrar-lhe o livro que tínhamos acabado de fazer a leitura, pois a mesma queria ler este livro. Fiquei extremamente emocionada e gratificada por perceber que o propósito do nosso trabalho foi alcançado”, pontuou Carminha Rodrigues.