Oeiras realiza ações de saúde bucal para a população

A prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã da última quinta-feira (16) várias ações na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE/Oeiras. Entre elas, atividade coletiva e educativa sobre saúde bucal; hiperdia; imunização e alimentação saudável.

Com essas ações a SEMUSA visa democratizar o acesso aos serviços de saúde, levando bom atendimento aos mais distintos seguimentos sociais. Na oportunidade, foi realizada ainda triagem de hipertensão e diabetes e triagem e atualização do esquema vacinal. As informações sobre alimentação saudável foram repassadas pela nutricionista Erika Moura, que de maneira bem objetiva falou sobre a importância de uma boa alimentação como meio de qualidade de vida.

Para a enfermeira Geórgia Salanne, este tipo de ação é muito importante, visto que nem sempre as pessoas têm tempo de ir a um posto de saúde. Dentre as ações desenvolvidas, a importância da escovação e de uma higiene bucal foram as que mais chamaram atenção. “Este trabalho de prevenção é fundamental para que essas pessoas mantenham sua saúde bucal, evitando assim bactérias e germes que possam vir a ser responsáveis por sérias infecções, caso a higiene bucal não seja feita adequadamente”, destacou Geórgia.

Após esse procedimento, os alunos foram encaminhados aos Centros de Especialidades Odontológicas para conhecer os consultórios, na tentativa de minimizar o medo que podem ter durante a consulta odontológica.