Oeiras comemora adesão do Piauí à Independência do Brasil

O Prefeito de Oeiras, Lukano Sá, participará, juntamente com o Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, neste próximo domingo (24), das solenidades alusivas ao 193º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil, na cidade de Oeiras.

O evento ocorre anualmente na cidade de Oeiras e rememora o momento em que o grupo liderado por Manoel de Sousa Martins, que depois viria a ser o Visconde da Parnaíba, proclamou a Independência do Piauí de Portugal e assumiu a presidência da Junta do Governo.

Faz parte da programação o hasteamento de bandeiras e desfile militar de frente ao Paço Municipal a partir das 8h da manhã. Logo em seguida será realizada a posição de corbelha de flores no busto de Manoel de Sousa Martins.

Como nos anos anteriores, será celebrado na manhã do dia 24 de janeiro um culto de ação de graças na Primeira Igreja Batista e, logo depois, uma missa na catedral de Nossa Senhora da Vitória. A última solenidade alusiva à data histórica será a solenidade de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí e será realizada no Cine Teatro Oeiras às 11h da manhã.

Segundo o Prefeito Lukano Sá, essa data tem um sentido muito especial para o povo oeirense, visto que com bravura e coragem, conseguiram desprender-se do jugo português e, por conseguinte, alinhar-se politicamente com o governo de Dom Pedro I em uma nova conjuntura política que caracterizava o Brasil como uma nação independente.

PROGRAMAÇÃO:

Sábado – 23 de janeiro de 2016
20h – Noite Cultural
Local: Café Oeiras

Domingo – 24 de janeiro de 2016
– Hasteamento de Bandeiras e Desfile Militar
Local: Paço Municipal

8h30 – Aposição de Corbelhas de Flores no Busto de Manoel de Sousa Martins – “Visconde da Parnaíba”
Local: Praça Rocha Neto

9h – Culto em Ação de Graças