Projeto “Adote uma Praça” é realizado em Oeiras

Dentre suas ações educacionais, o Instituto Federal do Piauí (IPFI) em Oeiras está desenvolvendo o projeto “Adote uma Praça” na parceria com a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Obras. O projeto, que conta com a orientação da professora e assistente social Luiza de Fátima Paula Gomes tem cerca de 30 alunos.

O “Adote uma Praça” é um projeto de conscientização e sustentabilidade. Um grupo de alunos assume a responsabilidade de manter a área verde das praças públicas do município de Oeiras em perfeitas condições de uso para a comunidade, aumentando a qualidade de vida dos moradores da região. Os participantes já realizaram a intervenção em duas praças, a João XXIII no Bairro Bomba no último dia (11), e na Praça Zé de Helena no bairro Jureminha nos dias 17 e 18, onde realizaram atividades como cuidar dos jardins, regar plantas e capinar.

A parceria com a Prefeitura Municipal de Oeiras viabilizou o plantio de mudas, troca de lâmpadas da iluminação e reparos físicos. A Secretaria Municipal de Obras forneceu ainda dois funcionários da limpeza pública no intuito de contribuir na higienização dos espaços trabalhados. Para a professora Luiza Gomes, a realização do projeto está sendo bastante satisfatório, uma vez que os alunos abraçaram a causa e até mesmo a população ao derredor das praças.

“A importância do projeto é evidente na medida em que o objetivo do mesmo é conscientizar a população para a necessidade de zelar pelas praças, mantendo as áreas arborizadas e, acima de tudo, cuidando do lugar onde vivemos. Esse tipo de trabalho tem a preocupação de orientar os alunos para os problemas climáticos e com o meio ambiente em todos os seus aspectos. Assim buscamos contribuir na formação de cidadãos mais conscientes com relação às questões ecológicas”, justificou a professora.

A gestão do prefeito Lukano Sá vem buscando fechar parcerias com todas as instituições que tem como objetivo manter a qualidade de vida e propõem-se a contribuir para o desenvolvimento da cidade. Logo que solicitada pelo IFPI, a administração municipal se colocou a disposição, no proposito de auxiliar na efetivação do projeto “Adote uma Praça” para que o mesmo pudesse ter êxito.