Construções e recuperações de estradas devem beneficiar 14 mil pessoas em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, por intermédio das Secretarias de Obras e Finanças, está viabilizando a construção e a manutenção de inúmeras estradas vicinais na zona rural do município. A expectativa é que no próximo ano esse beneficio atinja 100% das comunidades, proporcionado agilidade e comodidade para mais de 14 mil pessoas.

O objetivo da administração municipal é melhorar os acessos às comunidades e escoamento da produção agrícola. A estruturação das estradas vicinais, feita pela Prefeitura de Oeiras, tem favorecido o pequeno e médio produtor, fazendo com que seu produto chegue ao consumidor com mais rapidez e mais qualidade.

Outro ponto positivo é a otimização do deslocamento de alunos e de médicos para as regiões mais distantes e isoladas. Ao todo, mais de 500 km de estradas foram construídas e recuperadas nas mais distintas regiões rurais da cidade. Um exemplo deste trabalho é a região do Povoado Alagoinhas, que teve 100% de suas estradas vicinais recuperadas. Foram ao todo 98 km de vias que receberam piçarra.

Outra região beneficiada foi a do povoado Morro Redondo. Para facilitar o acesso às regiões distantes do local foram abertas novas estradas, como é o caso da ligação feita entre as comunidades de Brejinho e Exu, que diminuiu a distancia entre elas em 18 km.

Para o Secretário de Finanças, José Raimundo de Sá Lopes, esse tipo de ação vem ao encontro das necessidades da população rural, que por muitos anos estiveram limitadas por não terem fácil acesso a cidade, tanto pelas distâncias como também pela falta de qualidade ou inexistência das estradas.

“O povo da zona rural tem suas necessidades e nós não podemos ser omissos com isso. Das exigências básicas, quatro coisas chamam mais atenção: água, saúde, educação e estradas. Todas as estradas que estão sendo recuperadas e construídas são financiadas por recursos próprio da Prefeitura, mas é importante salientar que um dos grandes incentivos veio do Governo Federal, mediante o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que agraciou a cidade com uma Patrol mecanizada, pá carregadeira, módulo nivelador e uma caçamba, facilitando assim os nossos serviços e proporcionando uma maior qualidade de vida ao homem do campo”, frisou o Secretário de Finanças.

Os serviços realizados pela Prefeitura de Oeiras no tocante a recuperar e construir estradas vicinais já beneficiou varias regiões, dentre elas a comunidade Caraíbas, localizada ao sul do município, que faz limites com as cidades de Colônia do Piauí e São Francisco do Piauí. Outras regiões como Tranqueira, Várzea Tranqueiras, Alto Sereno, Buriti do Canto, Riachão, Riachuelo e Curral Velho também foram contempladas.

Na região da Boa Nova a gestão municipal fez uma parceria com a associação de moradores da comunidade para melhor atender a demanda local na recuperação das estradas.

A maior parte das estradas conta com “mata-burro”, que segundo o Secretário José Raimundo de Sá Lopes, são estruturas importantes devido à sua praticidade de descartar a necessidade da existência de uma porteira. A medida impede a passagem de animais e é bem vantajosa para os proprietários rurais.

Durante a gestão do Prefeito Lukano Sá foi instalado um total de nove “mata- burros”, sendo dois no povoado Alagoinha, dois no povoado Boa Nova, um no Alto Sereno e outros quatro nas estradas que dão acesso as comunidades de Buriti do Canto, Curral Velho, Cocos e Belo Monte.