Prova que avalia qualidade de ensino público é aplicada em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou entre os dias 17 e 19 de novembro a Prova Brasil, que têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Na cidade de Oeiras, nove escolas municipais da zona urbana e apenas uma da zona rural participaram do evento. Segundo a supervisora do ensino de matemática da rede municipal, Sandra Salvador, foram selecionadas apenas as escolas que possuem 5º ou 9º ano e que as turmas sejam formadas com no mínimo 20 alunos.

Nos testes aplicados no 5º e 9º anos do ensino fundamental, os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Ao todo, 417 alunos participaram da avaliação, sendo que, destes, 393 estão matriculados na zona urbana e 24 na zona rural, mais especificamente na escola da rede municipal de ensino do povoado Buriti do Rei.

A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.