Relançamento de livro no IX Festival de Cultura marca Ano O.G Rego de Carvalho em Oeiras

O livro “Como e Porque Me Fiz Escritor” do notável oeirense O. G. Rêgo de Carvalho, homenageado do XI Festival de Cultura realizado nos últimos dias 13, 14 e 15 de novembro, foi relançado durante o evento através da Prefeitura municipal de Oeiras, por meio da Secretaria municipal de Cultura e Turismo em parceria com a Universidade Federal do Piauí. A cerimonia contou com a presença da viúva do escritor.

A obra é resultado de uma entrevista concedida a mais de vinte anos aos professores Ozias Lima e Wellington Soares, que posteriormente lançaram a primeira edição do livro. A obra autobiográfica evidencia a veia artística literária de O. G. Rêgo, que se tonou notável diante de três importantes obras literárias.

Seu primeiro livro, “Ulisses entre o amor e a morte”, foi lançado quando tinha 23 anos (1953); antes disso também lançou a revista “Caderno de Letras Meridiano”, um marco dentro do Modernismo Piauiense. Também é de sua autoria “somos todos inocentes” (1971), obra premiada pela Academia Brasileira de Letras (ABL) e ”Rio Subterrâneo” (1967). O imortal que faleceu ano passado aos 83 anos nasceu em Oeiras no dia 25 de janeiro de 1930 e era ocupante da cadeira número seis da Academia Piauiense de Letras.

Da parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Oeiras e a UFPI, resultou na impressão de mil exemplares que serão distribuídas gratuitamente em escolas municipais e em outras instituições educacionais. Para o secretário de cultura, Stefano Ferreira, é um reconhecimento da importância literária de O.G. Rêgo para que novas gerações possam continuar valorizando a obra e o autor.

“Esta valorização realça de certa forma a cidade natal, visto que Oeiras é espaço geográfico de suas obras. pela profundidade com que escreveu seus livros, pela que o escritor significa para a literatura do nosso estado. O autor foi o introdutor de novas linguagens e novas estratégias narrativas, precisamos celebrar e promover a obra de O. G. Rego”, completou o secretário de cultura.

O livro lançado possui 52 páginas e foi prefaciado pelo também escritor e amigo pessoal do autor Cineas Santos. No relançamento, que se deu no pátio do Solar das Doze janelas, que contou com apresentação do coral “Vozes de Oeiras” formado por oeirenses residentes na capital Teresina. A obra foi apresentada pela viúva do O. G. Rêgo, que durante sua fala destacou as virtudes do esposo, expondo ainda a sua constante busca pela perfeição literária e pela sua paixão pela escrita.

“O.G foi um homem incrível, sempre buscava melhorar a cada relançamento de um livro seu. Ele dizia sempre que não daria ao leitor uma obra inacabada. Não gostava de repedir uma só palavra em cada página. Chegou um momento em que me disse que não mexeria mais em “Ulisses entre o amor e a morte” a obra já estava do jeito que queria”, pontuou Divaneide Carvalho.

Seguindo recomendações do Prefeito Lukano Sá, o ano de 2014 foi escolhido como “Ano O.G Rego de Carvalho” e assim durante todo o ano foram realizadas exposições fotobiografica do escritor tanto na cidade como na zona rural. No mês de setembro a secretaria de cultura realizou um simpósio onde foi discutidas a vida e obra do oeirense.